AVARIA NO SISTEMA DE REGISTO DE EMPRESAS: CTA procura soluções junto da CREL

0
208

CTA procura soluções junto da CREL

A CTA visitou na última Sexta-Feira, em Maputo, a CREL- Conservatória do Registo das Entidades Legais de Maputo, com o objectivo de se inteirar e procurar com urgência solução para ultrapassar a avaria no sistema de registo legal das empresas, facto que tem estado a criar grandes constrangimentos ao tecido empresarial do país.

Encabeçada pela Directora Executiva Adjunta, Teresa Muenda, a equipe técnica da CTA iniciou o encontro explicando que muitos empresários têm apresentado reclamações que têm a ver com avarias no sistema de registo legal das empresas, situação que contribuí significativamente para a redução do desenvolvimento dos seus negócios. Há registo de empresários que perderam várias oportunidades porque não conseguiram participar em concursos públicos devido a falta de Certidões de Registo actualizadas.
Segundo Lubélia Timbane, Directora da CREL, desde o passado dia 17 de Maio que a instituição não consegue responder as solicitações dos utentes. No mesmo dia em que a CTA efectuou visita, o Vice-Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo, tinha visitado a CREL com o mesmo propósito.
Por seu turno, João Nhaúle, Engenheiro Responsável pelo Sistema Informático na CREL, disse que o problema partia do servidor de internet que não era dos melhores, sendo que a ligação que o sistema daquela instituição faz com o sistema do Governo estava a oscilar, devido essencialmente ao tipo de cabo que utilizam, sendo a melhor opção, o sistema de fibra óptica.
No que diz respeito as reformas legislativas necessárias para melhor servir ao sector empresarial, o responsável do sistema informático da CREL avançou que é desejo da sua equipa que a Lei seja revista para que parte dos serviços passem a ser prestados online, evitando enchentes, como é o caso do pedido de Certidão de Reserva de Nome, uma meta que o mesmo acredita ser possível atingir daqui a dois anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA