CTA E IPEME ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA MELHORAR A COMPETITIVIDADE DAS PME´S

18
712

A CTA e o IPEME – Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas, assinaram hoje, 11 de Dezembro, um Memorando de Entendimento que tem por objectivo a implementação conjunta de um plano de actividades que visa melhorar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME´s). O acordo foi rubricado pelo Presidente da CTA, Agostinho Vuma, e do lado do IPEME pelo respectivo Director Geral, Claire Zimba.

As duas instituições estão, de algum tempo para cá, engajadas na busca de soluções para melhoria da competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME`s).

O presente Memorando, com duração de três anos, está subjacente a um plano de actividades que inclui sete áreas, nomeadamente agronegócios, infra-estruturas, capacitação institucional, energias renováveis, finanças, turismo, e missões empresariais.

Igualmente, serão abrangidas outras áreas consideradas relevantes para melhorar o acesso aos mercados, ao financiamentos e/ou investimentos, a criação de novos empregos particularmente para jovens e mulheres através de capacitação direcionada a melhoria da competência dos gestores e do pessoal das Micro, Pequenas e Médias Empresas na gestão administrativa, financeira e operacional de suas empresas.

Falando a jornalistas após a assinatura do Memorando, o Director Geral do IPEME, Claire Zimba, explicou que, através deste acordo, as empresas associadas à CTA serão cadastradas na base de dados do IPEME e serão identificadas algumas PME´s industriais associadas para beneficiar de assistência do projecto Tecnologia de Gestão e Produção (TGP) 2017-2010, que visa apoiar as PME´s do sector industrial a serem eficientes e competitivas.

Igualmente, será estabelecida uma parceria entre o Centro de Orientação Empresarial e o Gabinete de Apoio Empresarial da CTA através da partilha de modelos de funcionamento e identificação de áreas de colaboração e co-gestão.

No âmbito do Conteúdo Nacional, serão elaborados manuais de procurement que vão servir de veículo de informação relevante para o processo de qualificação das empresas e criação de maior facilidade para captação de melhores oportunidade de negócios, um programa que conta com o apoio do Banco Mundial.

À luz do presente Memorando, as duas instituições vão implementar projectos de geração de renda, emprego e melhoria das condições particularmente do sector avícola ao nível da região Norte, concretamente nas províncias do Niassa e Zambézia.

Segundo o Director Geral do IPEME, em 2018 o Estatuto Geral das PME´s será revisto conferindo maior dignidade, ao passar de Decreto para Projecto de Lei.

“Entendemos que a CTA é parceiro relevante e estratégico nestas actividades, sobretudo por causa do dinamismo que a nova direcção tem estado a demostrar na sua relação com o Governo”, concluiu Claire Zimba.

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, disse que a assinatura do Memorando com IPEME está consubstanciado ao Plano Estratégico desta agremiação empresarial, que aponta para a necessidade de melhorar a competitividade do sector empresarial, sobretudo das PME´s.

“Rubricamos este Memorando não só pela importância das PME´s na estrutura empresarial do país, mas, também, é um tecido que para nós, como sector privado, gere mais emprego, renda e imposto para os cofres do Estado, mas, por outro lado, sob ponto de vista de benefícios e incentivos são as PME´s que enfrentam maiores dificuldades, sobretudo no acesso ao financiamento”, elucidou Agostinho Vuma, para depois realçar que: “Como CTA, uma vez rubricado este Memorando, por um período de três anos renovável automaticamente por igual período, estão criadas as condições para que o IPEME e a CTA, através do Gabinete de Apoio Empresarial (GAE), organizem um cadastro das PME´s para que possam beneficiar das várias oportunidades aqui referidas”.

18 COMENTÁRIOS

  1. Hey! I could have sworn I’ve been to this blog before but after checking through some of the post I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely delighted I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  2. This is a new list for today. I’m sorry about the last two lists. You may find some proxies not working the way they should. There was also duplicates in the list. I’m still learning about free public proxies. I hope you can make good use out of this list.

  3. Hiya! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when viewing from my iphone 4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this problem. If you have any suggestions, please share. Many thanks!

DEIXE UMA RESPOSTA