CTA LANÇA XVI CONFERÊNCIA ANUAL DO SECTOR PRIVADO (CASP)

320

A CTA procedeu hoje, 5, ao lançamento da XVI Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a realizar-se nos dias 13 e 14 de Março de 2019 em parceria com o Governo de Moçambique.

A CASP, o maior evento de negócios em Moçambique, vai decorrer na Sala Multiusos do Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, Cidade de Maputo, sob o lema: “Melhorando o Ambiente de Negócios para Acelerar a Recuperação Económica: Agronegócio como factor acelerador!”.

Com o objectivo de, entre outros, promover investimentos; partilhar reformas levadas a cabo durante o ano de 2018; apresentar as prioridades de reformas para 2019; debater as opções para impulsionar o desenvolvimento das cadeias de valor do Agro-negócio; e criar network de negócios entre empresários nacionais e internacionais, a XVI CASP terá três componentes:

• Das reformas para melhorar o ambiente de negócios (DPP);
• Da promoção de investimentos; e
• Do EXPO CASP 2019

A componente das reformas é, já, a tradicional da CASP, onde o Governo e o Sector Privado discutem as prioridades de reformas para melhorar o ambiente de negócios.

Na componente da promoção de investimentos, há a destacar a realização da CASP – Investment Summit que consistirá na junção de promotores de projectores, financiadores e proponentes. Portanto, a CASP – Investment Summit é uma plataforma focada em produzir resultados concretos e contribuir para a recuperação económica de Moçambique.

Na componente da EXPO CASP 2019, trata-se de uma feira especializada para empresas fornecedoras de bens e serviços para o sector de petróleo e gás e indústria extractiva, bem como do agronegócio. Estas empresas fornecedoras irão expor:

• Produtos e serviços para o sector de petróleo e gás e indústria extractiva;
• Demonstrar a sua capacidade para fornecer os produtos e serviços;
• As suas certificações e/ou processos internos de produção e gestão.

A interacção com as grandes empresas irá diminuir o gap de informação, bem como contribuir para aproximar mais as grandes empresas de petróleo e gás e indústria extractiva com as empresas fornecedoras de bens e serviços.

Para além de produtos e serviços de empresas, nesta feira poderá encontrar:

• Serviços de apoio ao desenvolvimento do sector privado, sejam eles financeiros ou de assistência técnica
• Espaço de interacção privada para a selecção de parceiros específicos de cada empresa.

Haverá ainda um espaço para a promoção das start ups, ligando-as com as empresas. O objectivo é promover a absorção das start ups, das ideias inovadoras no mercado através:

• Integração da start up dentro da empresa para permitir a melhoria da eficiência
• Integração da start up na cadeia de valor de determinadas empresas, o que significa que elas tornam-se em fornecedoras ou provedoras de bens e serviços
• Perceber a tendência na área do empreendedorismo empresarial.

BENEFÍCIOS EMPRESARIAIS POR ESTAR NA CASP

REDE: Oportunidade para estar presente em todas as cadeias de valor dos sectores produtivos

SAIBA COMO: Acompanhe as actualizações do desenvolvimento de petróleo e gás e indústria extractiva

ALIANÇAS INTERNACIONAIS: Maior possibilidade de interacção com investidores e parceiros internacionais para explorar parcerias estratégicas em diversas áreas de negócios

INTERACÇÕES: Avaliar a concorrência e obter feedback valioso dos potenciais clientes, traduzidos em mais de 2000 participantes neste evento.