CTA passa a contar com 5 Federações Empresariais

6
340

A FEMOCOS – Federação Moçambicana de Comércio e Serviços foi oficialmente criada na cidade da Beira, província de Sofala, numa assembleia convocada para o efeito nos dias 15 e 16 de Julho corrente. Com a FEMOCOS, sobe para cinco o número de Federações Empresariais filiadas à CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique.

No encontro, onde participaram representantes de diversas associações do ramo comercial e de prestação de serviços, foram apresentadas e debatidas as propostas de Estatutos da FEMOCOS assim como a proposta do perfil.
Depois da harmonização dos documentos, foi formalmente constituída a Federação Moçambicana de Comércio e Serviços, um exercício que se enquadra nas actividades da CTA que visam o fortalecimento do associativismo no meio empresarial, o que inclui a congregação das associações em federações quando estas assentam numa base comum e áreas afins.
Portanto, o presente modelo de organização enquadra-se no actual figurino organizativo da CTA que já contava com quatro federações filiadas no País, nomeadamente a FEMATRO – Federação Moçambicana dos Transportes Rodoviários, FME – Federação Moçambicana de Empreiteiros, FEMOTUR – Federação Moçambicana de Turismo e Hotelaria, e FENAGRI – Federação Moçambicana dos Agricultores.
Após a eleição dos Órgãos Sociais, o Presidente eleito da Mesa da Assembleia Geral, Paulino Cossa, pediu, no seu primeiro discurso, maior entrega, proactividade e divulgação da recém-criada agremiação por parte de todos os membros fundadores. Agradeceu o gesto e confiança a si depositados e aos dois Vice-presidentes da Federação.
Após a assinatura da acta da Assembleia Constitutiva, o representante da CTA, Jorge Augusto Fernandes, proferiu o seu discurso.
Na sua intervenção, congratulou a todos aqueles que “directa e indirectamente colocaram à disposição suas energias e esforços para a criação da Federação Moçambicana de Comércio e Serviços, cuja principal motivação é a harmonização das acções concorrentes para a melhoria da prestação das associações de empresas e empresários dos sectores de Comércio e de Serviços”. Garantiu que “a CTA está de portas abertas para colaborar naquilo que for preciso”.

 

Órgão Sociais da FEMOCOS

 Mesa da Assembleia Geral


AFORAMO – Presidente
ACCD – Vice-Presidente
AECO – Secretariado

 Conselho Directivo


ACB – Presidente
AEMSP – Vice-Presidente para a área de Serviço
ACIZA – Vice-Presidente para a área do Comércio

 Conselho Fiscal


ACM – Presidente
ACIANA – Vice-Presidente
AMEP – Vogal

 

 

 

6 COMENTÁRIOS

  1. I do accept as true with all of the ideas you have offered for your post. They are really convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are very short for beginners. May just you please lengthen them a little from next time? Thanks for the post.

  2. Thanks for every other informative blog. Where else may just I get that kind of information written in such an ideal way? I have a project that I am simply now running on, and I have been on the glance out for such information.

DEIXE UMA RESPOSTA