DADTCO: Fábrica de processamento de mandioca de Zavala

0
78

Uma delegação da CTA liderada pelo Vice-presidente, Alvaro Massinga, está a trabalhar na Província de Inhambane. Nesse contexto, visitou a DADTCO, uma empresa com um grande valor adicional para economia de Moçambique. Ela é Processadora de mandioca adquirida aos pequenos produtores locais e dinamiza a agricultura.

Processa 20 toneladas de mandioca por dia, mas a capacidade instalada é de 40 toneladas por dia. Não atingem o máximo de produção porque a demanda do principal comprador, a CDM, é, ainda, baixa.
A empresa perspectiva produzir farinha de mandioca para ser usada na produção do pão. Está a discutir com a AMOPÃO para que haja substituição de 20% da farinha usada para produção de pão o que, a médio prazo, contribuirá para a redução das importações. Com esta situação, a produção vai aumentar até 80 toneladas por dia e vai permitir diversificar o mercado. A CTA assegurou que irá apoiar a DADTCO nas conversações com os produtores de pão.
Neste momento, usam energia na base do gerador a diesel, enquanto criam-se condições para passar a usar Electricidade da EDM o que permitirá reduzir os custos em 50%.
A DADTCO está a estimular os pequenos produtores e assegurando rendimento familiar, um claro exemplo do papel da indústria.
Refira-se que este trabalho acontece no âmbito do Fórum Regional Sul do Sector Privado que realiza-se amanhã, na Cidade da Maxixe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA