EDM simplifica processo de ligação de energia eléctrica a empresas

0
84

A Empresa Pública Electricidade de Moçambique (EDM) acaba de simplificar o processo de ligação de energia eléctrica a empresas, passando de cinco para três passos e o tempo de espera de 68 para 30 dias. Esta reforma pode concorrer para a melhoria de Moçambique no indicador “obtenção de electricidade” no ranking de Doing Business do Banco Mundial, pois facilita e encoraja o surgimento de novos investimentos no país.

A introdução destas reformas, foi anunciada pelo Director Comercial Geral da EDM, Benjamim Fernando, durante um encontro que a EDM manteve com o Conselho Directivo da CTA na última Quarta-feira, com o objectivo de apresentar as reformas efectuadas com vista a facilitar o processo de ligação de energia eléctrica a empresas. A obtenção de electricidade é um dos indicadores críticos no relatório Doing Business do Banco Mundial.
Neste processo, a EDM reduziu de cinco para três os passos para ligação de clientes empresariais, de 68 para 30 dias o tempo de espera e introduziu uma plataforma informática para o registo de empresas e que garante que todo o processo seja feito dentro do tempo determinado. Igualmente foram indicados gestores que vão acompanhar todo o processo, desde a entrada do expediente até a instalação do contador. A EDM actredita que esta facilidade encorajará o surgimento de novos investimentos no país.
“Comparamos o que está a ser feito em outros países da região, e também estamos a implementar, tornando o processo mais célere e reduzindo os custos para as Pequenas e Médias Empresas”, frisou Benjamim Fernando.
Sobre os problemas que têm vindo a ser levantadas por empresas, relacionados com a qualidade de energia, o Director Comercial disse que a EDM tem vindo a fazer investimentos na geração, distribuição e transmissão de energia, entretanto, ainda persistem desafios que estão a ser atacados faseadamente.
O Presidente do Pelouro de Recursos Minerais, Hidrocarbonetos e Energia, Egídio Leite, disse que as reformas que a EDM tem vindo a efectuar vão impulsionar os investimentos e o sector privado tem vindo a alinhar as suas preocupações com os planos da EDM.

SEM COMENTÁRIOS