EMPREENDEDOR DEVE IDENTIFICAR OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO E NÃO DE FAZER DINHEIRO

3
151

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, foi orador principal do primeiro dia da YALI – Young African Leaders Initiative (Iniciativa para Jovens Líderes Africanos), um programa lançado pelo Governo dos Estados Unidos visando investir na formação de líderes africanos do futuro em áreas como “Gestão de Negócios de Empreendedorismo, Liderança Cívica e Gestão Pública e Governação”. Para além de partilhar com os futuros líderes africanos os principais desafios que podem torná-los capazes de ser os patrões do futuro que poderão prover emprego para as suas famílias e comunidades, e ajudar outros a replicar o seu sucesso, o Presidente da CTA apontou os principais requisitos para um bom empreendedor, nomeadamente: uma grande ideia, uma grande visão, paixão, disciplina, conduta, optimismo e honestidade. Na ocasião, referiu que um empreendedor deve procurar identificar as oportunidades de negócios, e não usar o empreendedorismo apenas para identificar a oportunidade de fazer dinheiro e assegurar a fonte de rendimento.
Para o Presidente da CTA, um empreendedor que se preocupa apenas em ganhar dinheiro, não estuda o negócio, nem tem preparo necessário para perceber como funciona a cadeia e, daí, trazer uma ideia que possa fazê-lo ganhar dinheiro de forma competitiva e garantir a sua sustentabilidade.
Entretanto, para se ter um empreendedorismo que identifica as oportunidades de negócios, é necessário um ambiente de negócios favorável que permita a inserção dos novos empresários no mercado. Para isso, é preciso que o Governo remova os obstáculos através de políticas públicas que incentivem a actividade empresarial.
No fim da interacção com os estudantes moçambicanos e angolanos que participam no YALI, o Presidente da CTA destacou o dever de cada um trazer uma mudança positiva, multigeracional e duradoira para as transformações sociais e económicas necessárias nos nossos países.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA