FÓRUM REGIONAL CONSOLIDA O PAPEL DOS CONSELHOS EMPRESARIAIS PROVINCIAIS

1
226

Decorre na cidade de Maxixe, província de Inhambane, o Fórum Regional Sul do Sector Privado, um mecanismo de apoio aos órgãos centrais, na monitoria das agendas provinciais do Diálogo Público Privado e da promoção de investimentos, através do qual a CTA se informa sobre os interesses do empresariado a nível nacional. Na ocasião, o Vice-presidente da CTA, Álvaro Massinga, referiu que, este Fórum enquadra-se nos esforços da instituição de descentralização dos processos de tomada de decisão, no âmbito do Diálogo Público-Privado, conferindo maior responsabilidade aos Conselhos Empresariais Provinciais, como delegações da CTA, na identificação e prossecução das necessidades de reformas no âmbito distrital e provincial, para melhor alcance do desiderato da melhoria do ambiente de negócios em todo o território nacional.
O período da tarde, está reservado ao fórum de negócios, onde para além de diversos painéis de debates sobre matérias eleitas como sendo de interesse e relevância para esta zona do País, espera-se que sejam firmadas parcerias para o desenvolvimento de negócios.
Importa, entretanto, destacar que a escolha da agricultura, agronegócios, hotelaria e turismo e energia e recursos minerais e serviços afins, para os debates decorre do reconhecimento das potencialidades das províncias a Sul do País nestas áreas e visa estimular o seu desenvolvimento para impulsionar a economia regional e do País no seu todo.

Constatações das visitas

O Vice-presidente da CTA partilhou com os presentes algumas constatações registadas nas visitas efectuadas ontem durante a viagem a província de Inhambane. “Fomos observando com particular interesse a abundância de frutas da época que é comercializada a retalho um pouco por toda a estrada nacional número 1. Isto despertou em nós a necessidade de debatermos neste Fórum sobre o melhor aproveitamento que podemos fazer desta abundância de laranja, tangerina, limão e outra diversidade de fruta localmente produzida”, referiu Álvaro Massinga.

 

Apresentação do DPP Provincial Inhambane

FER APRESENTACAO – MATRIZ INHAMBANE -19.07.208

 

Apresentação do DPP Provincial Gaza

PP Matriz de prioridades CEP Gaza 190718

 

Apresentação do DPP Provincial Maputo

PP Matriz de prioridades CEP Maputo 180718