Memorizar

NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

O que é a Investigação e Análise Económica

• Visitas: 55468

Para apoiar e informar o diálogo público-privado, a CTA tem efectuado estudos e análises de forma independente com base nas prioridades definidas pelos membros, o que lhe permite posicionar-se institucionalmente nas políticas do sector público de modo a promover a competitividade e o desenvolvimento empresarial sustentáveis.

Investigação

A CTA efectua estudos, análises e investigações de forma independente com base nas prioridades definidas pelos interesses dos membros, o que lhe-permite posicionar-se institucionalmente nas políticas do sector público de modo a promover a competitividade e o desenvolvimento empresarial sustentável.

OBJECTIVOS

• Realizar, monitorar e controlar estudos económicos, pesquisas e análisesque constituem a base estratégica da CTA;
  • Monitorar a evolução/mudança no ambiente de negócios;
  • Suportar e responder as necessidades do Movimento Associativo e dos Mecanismos Consultivos na promoção de negócios melhorados, contribuindo para a criação dum ambiente favorável ao desenvolvimento do sector privado;
  • Criar consciência e influenciar a opinião dos membros e do público sobre assuntos do sector privado para uma melhor compreensão da economia do mercado;
  • Publicar artigos na imprensa e editoras especializadas e promover cursos e seminários sobre os assuntos da agenda geral de políticas económicas orientadas para o desenvolvimento do sector privado

RESULTADOS ESPERADOS

A unidade disponibiliza aos membros e entidades relevantes, pareceres sobre a agenda de políticas que afectam os negócios, além de ajudar a melhorar a compreensão, consciência e opinião sobre assuntos do sector privado e da economia como um todo.

ACÇÕES IMEDIATAS

Produção de: um documento da análise da mudança do ambiente de negócios em Moçambique; um documento dos Preços Internacionais dos Produtos Básicos; um Directório Financeiro; um Guia Comercial actualizados regularmente.
Proposta de acções: para a criação de um melhor ambiente de negócios para as PMEs; para promover a formalização dos operadores do sector informal, produzidas e enviadas ao Governo para adopção ou consulta.
Proposta de serviços: prestados pelo Governo que deverão passar para um regime de implementação de Parceria Público Privada produzido e enviado ao Governo para adopção.

ResearchClique aqui para ver os estudos.

0 #1 Patrícia Pimentel 2015-02-19 10:17
Ex.mos Senhores,
Estou a contactar-vos de Portugal e tenho interesse em contactar empresários do ramo da ourivesaria/joa lharia.
Para tal, gostaria muito, se possivel da V/ parte, enviarem-me informação sobre a atividade de importação/expo rtação de produtos de ourivesaria (ouro e pratas) e sobre o comércio por grosso e a retalho de artigos de joalharia/ouriv esaria (CAE: 4648 e 4777).
Será possivel obter uma lista de intervenientes existentes em moçambique, nesta área de atividade?
Como poderei ter acesso a informação deste nível, quem deverei contactar?
Muito obrigado pela atenção dada a esta minha solicitação.
Com os melhores cumprimentos,

Patrícia Pimentel