LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Impacto das flutuações da taxa de câmbios na economia de Moçambique

  • Visitas: 11395

1. Introdução

A taxa de câmbio é um preço central na economia de Moçambique. É uma variável fundamental para estabelecer o nível de preços no mercado interno. É a principal variável criando equilíbrio no comércio e pagamentos internacionais do país. E, por último, é uma variável importante que facilita a determinação da taxa e do padrão de crescimento económico.

Para sublinhar a importância da taxa de câmbios na economia de Moçambique, basta perguntar a qualquer taxista em Maputo qual a última taxa de câmbio do dólar Americano ou do Rand ou Euro e ele di-lo-á imediatamente. Mas pergunte-lhe acerca de outros preços importantes, tal como as últimas taxas de juro bancárias ou a evolução do índice de preços no consumidor e ele, geralmente,
não sabe responder.

O conhecimento profundo que o taxista tem das taxas de câmbio deriva do facto da moeda estrangeira estar omnipresente no quotidiano em Moçambique. A integração comercial nos mercados globais teve um grande aumento em várias das últimas décadas, particularmente em termos de importações, e a moeda estrangeira é vastamente utilizada a nível interno em transacções comerciais e naquelas efectuadas por consumidores (p. ex., o pagamento de rendas de apartamentos, a compra de bens de consumo ao nível transfronteiriço, as contas a pagar nas empresas), bem como para as poupanças. Esta natureza sempre presente da moeda estrangeira na vida quotidiana amplifica a importância das flutuações da taxa de câmbios na economia e capta o interesse dos legisladores.

Para descarregar ficheiro completo clique aqui.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn