Memorizar

NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

CTA Promove Capacitação Institucional dos seus Quadros

• Visitas: 1242

Sob o lema “Consolidando o Diálogo Público-Privado e Cultivando o Espírito de Liderança e Lobby no Seio dos Actores", decorreu no último Sábado, na Localidade de Mulotane, Distrito de Boane, Província de Maputo, o III Seminário Nacional de Conselhos Empresariais Provinciais, um evento promovido pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) com o patrocínio da Agência Americana para o Desenvolvimento (USAID) e no qual, para além de membros do Conselho Directivo, da Presidência dos Pelouros e da Direcção Executiva, entre outros quadros técnicos da CTA, estiveram igualmente presentes os Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos Empresariais Provinciais (CEPs), representantes do Governo Distrital e Provincial, entre outros convidados.

Falando por ocasião da cerimónia de abertura oficial do evento, o Secretário Permanente do Distrito de Boane, Francisco Alfredo, disse que o Governo Distrital estará sempre disponível e em estreita colaboração com a CTA para a promoção de acções de desenvolvimento sócio-económico do país, tendo sublinhado que Boane é considerado o maior Distrito na produção industrial e da rede comercial da Província de Maputo.
Por seu turno, Rui Monteiro, Vice-Presidente da CTA, disse que o Seminário destinava-se a capacitação dos CEPs para melhorar monitorar o processo de Diálogo Público e Privado (DPP), assim como para reforçar a capacidade de gestão e liderança dos actores do referido DDP, sendo uma das principais apostas da CTA o fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) por serem as que mais produzem renda.
Numa outra abordagem, o Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Lucas Fernando que falava em representação do Governador da Província de Maputo, disse que o evento enquadra-se nas estratégias de combate a pobreza, por via do DPP, tendo inclusive considerado a CTA um parceiro e colaborador directo para implementação do Programa Quinquenal do Governo, através do Diálogo e da introdução de reformas permanentes no sector económico.
O III Seminário Nacional dos CEPs foi antecedido pela realização, no mesmo local, de uma capacitação com a duração de quatro dias, sobre Gestão Estratégica de Entidades de Representação Empresarial, monitorada pelo Consultor brasileiro, Reyes Marinho e na qual participaram Gestores, Assistentes, Presidentes e Vice-Presidentes dos CEPs, para além de quadros técnicos e membros da Direcção Executiva da CTA, tendo sido abordados vários temas importantes e pertinentes da actualidade tais como, Postura e Liderança dos Gestores Executivos, Acções de Promoção do Associativismo Empresarial, Técnicas de Negociação, entre outros.
Ainda durante o evento foi apresentada a proposta de Manual para o DDP que servirá de Guião para os principais Actores daquele processo.
Com 20 anos de existência, a CTA é a maior entidade de representação económica e empresarial do país, contando actualmente com mais de cem membros, e tendo como principais desafios, a capacitação institucional, a construção de instalações próprias em cada capital provincial, através da implantação da chamada "Casa do Empresário", desenvolvimento de recursos humanos, entre outros.

Security code
Refresh