LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Levamento da restrição de importação de veículos com volante à esquerda

  • Visitas: 1184

No mesmo encontro, foi ponto de agenda levantamento do banimento de importação de veículos com volante à esquerda em vigor desde 2010 no Código de Estradas em vigor. Relativamente a este ponto, o Ministro Mesquita disse que na região da SADC há países que aderiram e voltaram a recuar. Acrescentou que haverá uma reunião regional em Agosto deste ano para reapreciar o assunto e até essa altura Moçambique já deverá ter a sua posição, daí a necessidade deste ponto ter vindo à agenda para se fazer a devida harmonização com o sector privado.

Filipe Mapangane, do INATTER, explicou que o MTC elaborou uma proposta de autorização legislativa para alterar o nº6 do artigo 117 do Código de Estradas. Esta missiva resultou de se ter verificado que a Zâmbia, Zimbabwe e Malawi recuaram sobre esta matéria. Na primeira perspectiva era sobre máquinas industriais e agrícolas porque predominantemente têm volante à esquerda. Apresentado ao sector privado, este reagiu contrapropondo que se revogasse o nº6 do artigo 117. Assim, espera-se que até a reunião de Agosto tenham sido criadas as condições para repor a normalidade do sector.

Reagindo, Luís Frade notou que Moçambique é o único País na região que está a manter o espírito do Protocolo Comercial da SADC mesmo estando clarividente que tal prejudica os operadores.

“Suspender a medida é, para os operadores, a atitude mais apropriada. Isso teria efeitos na competitividade das empresas, dos corredores e poderia melhorar a nossa balança comercial através da captação de divisas”, realçou Frade.

O Ministro Mesquita referiu que os argumentos económicos e técnicos a favor do levantamento são óbvios assim como as implicações para a economia, e apelou paciência aos operadores até a reunião de Agosto.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh