LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

CTA prepara Conferência Anual do Sector Privado

  • Visitas: 1495

Realiza-se a 28 de Julho de 2016 a Décima Quarta Conferência Anual do Sector Privado (CASP), evento que terá lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, e vai juntar mais de 700 pessoas, entre membros do Governo, representantes do sector público e privado, convidados da sociedade civil, académicos e parceiros de cooperação.

Falando na conferência de imprensa convocada para anunciar a realização do evento, o Director-Executivo da CTA, Luis Sitoe, explicou que, a CASP é o momento mais alto de Diálogo Público-Privado, liderado pelo Presidente da República e tem por objectivo fazer o balanço da agenda de reformas, reflexão sobre os desafios de desenvolvimento do sector privado e, por conseguinte, de desenvolvimento económico do país como um todo.
A XIV CASP tem como lema “os Desafios da Produção Interna na Conjuntura Económica Actual e Perspectivas”. Com este lema, pretende-se dar contribuição para as prováveis soluções aos problemas que afectam a nossa economia, a produção.
Moçambique precisa neste momento de encontrar caminhos para aumentar a produtividade e produção interna. Sendo por isso que, a XIV CASP vai trazer temas e oradores nacionais e internacionais experientes para nos ajudar neste desafio de produzir internamente.
Os principais temas de reflexão incluem a partilha de experiências internacionais com os seguintes oradores: Das Maurícias, onde o Dr. Rama Sithanen, Ex-Ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico das Maurícias, irá trazer a experiência daquele país na diversificação da economia, querendo aqui retirar lições para Moçambique; Da Nigéria, onde o Dr. Akinwumi Adesina, Ex-Ministro da Agricultura da Nigéria e actual Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento vai trazer experiências daquele país no aumento da produção e produtividade agrária; Da China, a partilha de experiências sobre a industrialização. Este País enfrentou os mesmos problemas que Moçambique enfrenta hoje, nomeadamente a produtividade agrícola e os bens de consumo são insuficientes para atender a população. Entretanto, as reformas económicas introduzidas transformaram a China no país de maior crescimento económico nas últimas décadas, com taxas anuais – entre 7% e 10% de ampliação do PIB – três vezes superior ao crescimento da economia mundial, baseadas num rápido desenvolvimento industrial de forma competitiva. Hoje, a China é a segunda maior economia mundial. Aqui, procurar-se-á explorar algumas lições deste percurso.
A CASP vai trazer um outro bloco que irá reflectir sobre a situação actual da economia na componente produtiva, trazendo propostas de caminhos a seguir. Especificamente teremos temas como, “Desafios da produção interna num contexto de desvalorização do Metical”, a ser apresentado por Adriano Maleiane, Ministro de Economia e Finanças; “Logística dos Portos, Caminhos-de-Ferro, Restruturação e Revitalização da Cabotagem Marítima”, a ser apresentado por Carlos Mesquita, Ministro dos Transportes e Comunicações; “Desenvolvimento Industrial de Moçambique baseado na Agricultura”, a ser apresentado pelo empresário Francisco Ferreira dos Santos; e “Financiamento à agricultura em Moçambique: que modelo a adoptar?”. Este tema será apresentado pelo Dr. Paulo Sousa, Presidente do Conselho Executivo do BCI;
Por último, na CASP irá reflectir-se sobre o processo de reformas no âmbito do Diálogo Público-Privado.
A XIV CASP acontece no ano em que a CTA completa os 20 anos no Diálogo Público-Privado. A CTA foi fundada em Abril de 1996 como Comité de Trabalho das Associações, transformada em Confederação em 1999 e este ano de 2016 celebra 20 anos da sua criação.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh