LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Empresários de Cabo Delgado actualizam a lista de barreiras

  • Visitas: 996

photo_CEP_CD.jpg

Os grupos de trabalho criados pelo Conselho Empresarial da Província de Cabo Delgado já fizeram o levantamento dos principais constrangimentos que, directo e inderectamente, inviabilizam os esforços tendentes à melhoria do ambiente de negócios.

 


Esta acção enquadra-se no plano de actividades do CEP-CD no âmbito da preparação do próximo ciclo de reformas que inicia em Agosto de 2016 a Julho de 2017, no âmbito do Diálogo Público Privado naquela Província.
Assim, o grupo de Agro-negócios alistou, entre outras barreiras, a falta de linhas de crédito e garantias, a falta de controlo do mercado, a falta de processamento de fruta e gergelim, e a falta de valorização do conteúdo local.
O grupo de Comércio, Indústria, Transporte e Serviços colocou na lista dos constrangimentos, a concorrência desleal (Urbana e Rural), dificuldades de acesso ao financiamento, problemas de vias de acesso, e a falta de terminal de passageiros e de carga.
Já o grupo de Construção Civil aponta como preocupações, a morosidade na tramitação de documentos no INATTER, ANE e Polícia de Trânsito, corrupção, altos custos de importação e exportação de equipamento, pouco tempo de validade do cadastro único, a falta de envolvimento do empresariado local nos empreendimentos/investimentos de grande impacto, lançamento de concursos sem garantias de fundos pelo Estado, fraca qualificação dos técnicos envolvidos na elaboração de cadernos de encargos, projectos e orçamentos, demora de devolução de cheques visados/garantias bancárias, e demora na assinatura de contratos após a adjudicação das obras. Enquanto o grupo de Recursos Minerais e Hidrocarbonetos alistou no rol das suas preocupações, a existência de garimpo ilegal nacional e estrangeiro, concorrência desleal, falta de mão-de-obra especializada, e falta de processamento local.
Nos próximos dias, serão apresentados os constrangimentos identificados nas áreas de Turismo; Exploração Florestal; e Área Fiscal, Financeira e Aduaneira, cujos grupos ainda estão em processo de criação.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh