LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

CTA saúda a recapitalização dos bancos comerciais

  • Visitas: 1603

Rogerio Manuel recapitalizao dos bancos  site

 

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) saúde o processo de recapitalização anunciado por alguns bancos comerciais, cujo rácio de solvabilidade demonstra certa preocupação.

O BancABC anunciou, esta semana, um aumento de capital na ordem dos 10 milhões de dólares norte-americanos. O aporte de capital, por parte dos accionistas, eleva o rácio de adequação do capital do Banco, dos actuais 14%, verificado a 30 de Junho de 2016, que já se afigura acima dos 8% estipulados pelo regulador, para mais de 20%, o que confere ao BancABC, um dos mais elevados rácios de adequação de capital no sistema bancário moçambicano. Este aumento irá igualmente melhor posicionar o banco no mercado financeiro moçambicano.

O Moza Banco, intervencionada pelo Banco deMoçambique no final de Setembro último, devido a sua situação financeira e prudencial deficitária, poderá ser recapitalizado, dependendo da decisão dos accionistas que deverão se reunir em assembleia-geral no início do próximo mês de Dezembro.

Sobre o processo de recapitalização, já iniciado, até aqui por um banco, Rogério Manuel, Presidente da CTA, saúda de viva voz, e refere que o processo começa a trazer alguma confiança para os empresários.

“É muito bom e começa a trazer uma certa confiança para os empresários. Vamos ouvir o que o regulador vai dizer com o novo rácio que vai aparecer. Mas, devo dizer que nós queremos bancos saudáveis em Moçambique. Não queremos depositar dinheiro e no dia seguinte acordarmos pobres. Já somos pobres e não queremos aumentar a nossa pobreza. Queremos continuar com aquilo que temos. Se depositamos dinheiro, queremos lá encontrar amanhã. Portanto, este processo de aumento de capita é muito bem-vindo”, saudou Rogério Manuel.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh