LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Empresários turcos pedem eliminação de dupla tributação

  • Visitas: 515

Newsletter_36_PT_3.jpg

A eliminação das barreiras aos investimentos, especialmente através da dupla tributação, pelo Governo de Moçambique e dos países da Europa, é um dos pedidos feitos pelo grupo dos 150 empresários turcos que integraram a delegação do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que visitou Moçambique nos dias 23 e 24 de Janeiro corrente.

O desejo dos empresários turcos, foi reforçado pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan, durante o Fórum de negócios Moçambique –Turquia, que teve lugar na última terça-feira, 24, evento dirigido pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.
A dupla tributação económica de lucros é uma situação que ocorre quando o mesmo rendimento é tributado duas vezes dentro da mesma entidade económica.
Na ocasião, Recep Tayyip Erdogan manifestou a vontade de ver reforçada e diversificada a presença de empresários turcos em Moçambique "Queremos a implementação do comércio livre. Convido o Ministro da Economia e Finanças de Moçambique a ir a Turquia para junto elaborarmos uma estratégia que vai alavancar os negócios entre os dois países", referiu Recep Tayyip Erdogan, para depois realçar: “Queremos que os negócios beneficiem ambos os lados. Os acordos bilaterais devem ter ganhos para ambos os lados. Vamos criar uma economia conjunta, queremos trabalhar na eliminação de dupla tributação e com acordos que assinamos para a eliminação de vistos, com vista a facilitar as viagens dos homens de negócios".
Importa salientar que Moçambique e Turquia assinaram durante a visitra de Recep Tayyip Erdogan ao País, vários acordos de cooperação no domínio diplomático para a supressão de vistos diplomáticos e de serviço, no domínio da cultura, turismo e comércio e no âmbito da realização de consultas políticas.
O estadista turco manifestou o interesse de ver aumentado o volume das trocas comerciais entre os dois países, que até Novembro de 2016, rondava nos 120 milhões de dólares norte-americanos, volume considerado longe daquilo que é o desejo das partes, que é atingir numa primeira fase 250 milhões de dólares, e numa segunda fase ultrapassar 500 milhões.
A Turquia integra a lista dos 10 principais investidores em Moçambique, e nesta visita, a delegação turca procurou identificar outras áreas de cooperação, como a mineração.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh