LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

BAD pretende aumentar apoio ao Sector Privado em Moçambique

  • Visitas: 944

Newsletter_37_PT_1.jpg

O Director Executivo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para África Austral, Heirinch Gaomab II, visitou na sexta-feira, 02 de Fevereiro, a CTA,  onde manteve um encontro de trabalho com a respectiva Direcção Executiva. Durante o encontro, o Director Executivo do BAD informou que a Direcção daquela instituição financeira quer aumentar o apoio ao desenvolvimento do sector privado em Moçambique.

O Representante Residente do BAD em Moçambique, Joseph Ribeiro, que acompanhava o Director Executivo, destacou alguns projectos financiados pelo BAD no País, nomeadamente o Regadio do Baixo Limpopo, estimado em USD 21,7 milhões; Cofamosa Irrigation Project, estimado em USD 23 milhões; e Corredor Logístico de Nacala, bem como Barragem de Massingir.
A intenção do BAD é aumentar o financiamento a projectos com impacto no desenvolvimento sócio-económico em Moçambique.
A CTA apresentou, primeiro, o perfil institucional e sua contribuição no desenvolvimento do Sector Privado. Em seguida, referiu que um dos problemas dos empresários moçambicanos para aumento do financiamento do BAD aos projectos locais é a capacidade de responder correctamente os critérios exigidos nos concursos para financiamento. Isto faz com que os projectos apresentados sejam reprovados.
Assim, a CTA e o BAD acordaram em trabalhar em conjunto para apoiar o empresariado na organização de propostas de projectos para financiamento do BAD. Tendo sido informado das actividades do Serviço do Provedor do Empresário, o BAD manifestou abertura em apoiar através da sua linha de actividade African Legal Support Facility.
Porém, antes apresentou as principais áreas prioritárias do BAD, tendo mencionado cinco, nomeadamente energia e acesso à electricidade, agricultura e transformação económica, industrialização, integração regional e redução de desigualdades sociais.
Por fim, as duas instituições deixaram em aberto organizarem um evento de reflexão sobre o desenvolvimento da agricultura, no qual teria como orador principal o Presidente do BAD, Dr. Akinwumi Adesina, que possui uma larga experiência na área, tendo desempenhado as funções de Ministro de Agricultura na Nigéria, antes do posto actual.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh