Memorizar

NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Presidente promete mais progressos na melhoria do ambiente de negócios

• Visitas: 157

Perante membros do Governo, parceiros de cooperação, corpo diplomático acreditado em Moçambique e a comunidade empresarial, o novo Presidente da CTA, Agostinho Vuma, que tomou posse na última sexta-feira, prometeu mais progressos na melhoria do ambiente de negócios tornando o Sector Privado Moçambicano mais robusto.

À comunidade empresarial, Agostinho Vuma garantiu que a CTA vai conseguir a tão almejada melhoria do ambiente de negócios e o seu elenco está convicto de que se lançou neste ciclo com o desafio de trazer soluções para as necessidades reais do sector privado e do desenvolvimento do empresariado nacional, como motor do desenvolvimento económico de Moçambique.
O Presidente da CTA disse que a sua equipa está determinada a cumprir integralmente com todas as promessas que fez e de transformar o manifesto em programa de acção que permitirá ir ao encontro das expectativas da classe empresarial.
“Pretendemos fazer dos órgãos da CTA uma unidade plural e coesa, onde a atitude e o compromisso de cada um é para com o sector privado no seu todo e para com o futuro desta Confederação. Trabalharemos na busca de alternativas urgentes para a sustentabilidade das empresas e das associações, e para a manutenção e criação de empregos”, garantiu, realçando que as associações, federações, câmaras de comércio e todos os stakeholders da CTA podem contar com a total entrega do seu elenco à causa da melhoria do ambiente de negócios.
Com a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, Agostinho Vuma afirmou que o Governo Central e os Governos provinciais e distritais passarão a contar com uma Confederação de Associações Económicas colaborante e genuinamente interessada na resolução dos problemas do ambiente de negócios em Moçambique. Isso, segundo sublinhou, passa necessariamente pela efectiva implementação da deliberação sobre a transformação dos CEP´s em Delegações Provinciais da CTA, por forma a incrementar o DPP a nível local e fortalecer o movimento associativo empresarial.
“Estamos empenhados em colaborar no fortalecimento do Diálogo Público-Privado. O nosso primeiro objectivo é o bom entendimento, o trabalho conjunto e profícuo. Se assim for, o país agradecerá. Porém, estamos prontos para situações de diálogo mais difícil, desde que conduza ao desiderato da melhoria do ambiente de negócios”, frisou, para depois acrescentar: “Queremos ser um parceiro activo na definição das melhores práticas na gestão das nossas micro, pequenas e médias empresas. Uma coisa asseguramos a todos os nossos parceiros, connosco podem sempre contar com a máxima franqueza, seriedade, frontalidade e transparência”.
Apesar da sua filiação política, Agostinho Vuma disse estar convicto de que a CTA não é uma sede partidária, nem um centro de contrapoder. “A minha opção é clara. Garantir, por arreigada convicção democrática, o diálogo institucional e social, como a melhor forma de ser eficaz e competente na concretização social e económica do projecto da melhoria do ambiente de negócios em Moçambique”.
A nova direcção da CTA assumiu o compromisso com a classe empresarial baseado em cinco prioridades para visando a melhoria do ambiente de negócios, nomeadamente:

• Consolidação do Diálogo Público Privado.
  • União e coesão social e territorial do nosso movimento associativo.
  • Gestão responsável, participada e rigorosa.
  • Desenvolvimento do serviço de apoio empresarial.
  • Fomentar uma confederação segura, moderna e aberta à filiação de todos os agentes económicos, pequenos e grandes, formais e informais.

Security code
Refresh