LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

SEMINÁRIO NACIONAL DOS CEP´S: CTA harmoniza mecanismos de DPP ao nível provincial

  • Visitas: 211

A CTA realizou, nos dias 18, 19 e 20 de Julho de 2017, em Maputo o seu IV Seminário Nacional dos Conselhos Empresariais Provinciais (CEP´s), quem tinha por objectivo a integração dos CEP´s e das províncias no Diálogo Público-Privado (DPP). O seminário serviu igualmente para harmonização dos mecanismos de actuação no diálogo com os governos provinciais.

O encontro serviu para os membros reflectirem em torno da organização após a eleição da nova direcção, tanto a nível central assim como provincial, que vai dirigir a CTA nos próximos três anos. Tratou-se de trabalho de base para a recolha de contribuições a serem levadas ao retiro que deverá ter lugar nas próximas semanas, num processo que vai conduzir esta agremiação empresarial à elaboração do seu plano estratégico a ser apresentado e aprovado em Assembleia Geral a realizar-se ainda este ano. O processo vai, igualmente, conduzir a CTA à actualização dos seus instrumentos normativos, desde o estatuto, os regulamentos e códigos de conduta a vários, de modo a adequá-los à actual realidade e melhorar a forma de actuação da agremiação.
Durante o seminário, foram alinhadas as estratégias de funcionamento da CTA, tanto a nível central como provincial, de modo a harmonizar as formas de actuação no âmbito do Diálogo Público-Privado. Entende-se que, todas as províncias no processo de DPP devem replicar o modelo central como estabelecem as regras acordadas entre o Governo e a CTA.
O presidente da CTA, Agostinho Vuma, referiu que o seminário responde as promessas feitas durante a sua campanha eleitoral, havendo por isso a necessidade de transformar o manifesto em plano estratégico para o triénio 2017-2010, focado na capacitação institucional (que iniciou com esta interação com os CEP´s), fortalecimento do movimento associativo, fortalecimento dos mecanismos de diálogo entre a CTA e os seus parceiros, e a internacionalização da CTA. Uma vez que alguns presidentes dos CEP´s acabam de ser eleitos, o seminário serviu igualmente para fazer indução do modelo de DPP a nível provincial.
Agostinho Vuma apontou a necessidade de acelerar o processo de descentralização através de criação dos CED´s - Conselhos Empresariais Distritais, representantes do sector privado ao nível dos distritos. “Neste triénio, os CED´s devem ser uma realidade”, asseverou Vuma, deixando esta responsabilidade com os presidentes dos CEP´s em coordenação com a CTA sede.
No terceiro dia, os presidentes e vice-presidentes dos pelouros da CTA juntaram-se ao seminário, como forma de criar interação de modo a permitir uma maior relação entre os CEP´s e os pelouros e a fluidez da informação entre as partes.
O Presidente da CTA assegurou que as preocupações levantadas pelo sector privado ao nível provincial, que minam o ambiente de negócio, vão merecer uma atenção ao nível central através dos pelouros que devem interagir sempre que se mostrar necessário com os grupos de trabalho criados ao nível dos CEP´s.
No último dia o antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, Tomás Timbana, fez uma apresentação sobre arbitragem internacional, destacando a importância da sua nomeação ao Tribunal da IIC para negócios e empresas nacionais.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh