LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Embaixador da Alemanha garante a continuidades dos projectos em curso em Moçambique

  • Visitas: 187

O Embaixador da Alemanha, Detlev Wolter, visitou a CTA na última terça-feira, 18 de Julho, onde manteve um encontro com o Conselho Directivo alargado aos Presidentes de todos os pelouros que compõem a estrutura desta agremiação empresarial. O diplomata alemão informou que o apoio a Moçambique vai continuar através dos projectos já iniciados, portanto, nenhum projecto foi interrompido apenas não foram aprovados novos projectos.

O encontro serviu para felicitar a eleição de Agostinho Vuma a presidente da CTA, tendo demonstrado interesse de reforçar as relações empresariais entre os homens de negócios de Moçambique e Alemanha. 

O Embaixador da Alemanha disse que o seu País apoia a decisão do FMI em suspender a cooperação económica visando o financiamento de projectos através do Orçamento do Estado. No entanto, após a discussão com os representantes dos Pelouros da CTA, o diplomata alemão informou que o apoio a Moçambique vai continuar através dos projectos já iniciados, portanto, nenhum projecto foi interrompido apenas não foram aprovados novos projectos.
Os empresários presentes no encontro, solicitaram ao Embaixador para que a Alemanha considerasse o retorno do apoio a Moçambique dado o progresso que o Governo está a fazer em relação ao esclarecimento e tomada de medidas sobre as dívidas contratadas.
No mesmo encontro, as partes discutiram os mecanismos de cooperação com vista a fortalecer as relações empresariais, tendo acordado a realização de fóruns e seminários de negócios juntando empresários dos dois país. Neste sentido, a CTA e a Associação Empresarial Alemanha-África (Afrika-Verein) deverão manter contactos para materialização deste desiderato.
Entre as áreas potenciais de cooperação, destacam-se a agricultura, infra-estruturas e energia.
Na ocasião, o Embaixador Alemão Detlev Wolter manifestou vontade de ver reforçada e diversificada a presença de empresários alemãs em Moçambique. Não precisou a cifra do investimento alemão em Moçambique, mas sublinhou que o interesse é aumentar mais o volume de investimento.
Nas próximas semanas, é esperado um grupo de empresários alemãs que estarão em Moçambique para reforçar estreitarem relações empresariais. Revelou que oito empresas alemãs vai participar na FACIM 2017.
O Presidente da CTA, Agostinho Vuma referiu que o encontro com foi bastante produtivo e serviu para trica de informações sobre as oportunidades de negócios que existem nos dois países. Destacou a agricultura, uma das apostas da actual Direcção da CTA, como sendo uma das áreas que vai merecer mais atenção na cooperação com empresários alemãs.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh