LANÇAMENTO DO COMITÉ NACIONAL DE FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO: CTA espera mudanças no actual cenário em que é mais caro exportar do que importar

6
173

Foi oficialmente lançado hoje, em Maputo, o Comité Nacional de Facilitação do Comércio, órgão que vai coordenar as actividades sobre a facilitação do comércio no país, bem como a implementacão dos acordos comerciais bilaterais e multilaterais, e garantir boa coordenação das várias reformas na área de comércio internacional. Para o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, com o lançamento deste Comité espera-se mudanças no actual cenário em que Moçambique cobra mais a quem exporta do que quem importa, o que sugere que dá menos incentivos ou protecção ao produtor local.

“Tanto nas Maurícias como na África do Sul, o custo de exportar é menor em relação ao de importar, sendo de destacar a África do Sul, onde o custo de importar é 1,5 vezes superior que o de exportar. Em Moçambique é, precisamente, o contrário, ou seja, o custo de exportar é 1,5 vezes superior que o de importar”, lamentou.

A CTA espera ainda que, para além de ler e propor medidas para a facilitação de comércio, o Comité harmonize e supervisione as actividades operacionais das diversas autoridades ligadas ao comércio internacional, nomeadamente exportações e importações.

A presença da CTA neste Comité irá contribuir para uma maior monitoria dos aspectos que acontecem no terreno pouco abonatórias em relação ás boas práticas do comércio.

A CTA compromete-se a continuar a trabalhar na sensibilização e mobilização do empresariado nacional para o aproveitamento integral das oportunidades comerciais e de mercados que este Acordo de Facilitação do Comércio produz.

O Comité surge do contexto de implementação do Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio, da qual Moçambique faz parte.

6 COMENTÁRIOS

  1. Though the supplies are all around both web on shops, it is vital to accomplish
    an excellent check just before purchasing them.
    We are now living in your global ran by technology, which greatly facilitates
    our daily activities, no matter their nature, work or leisure as well as the betting field is no exception. A fashionable guy who cares a great deal about his looks and desires to match the fashion statements and latest trends could have a change
    with a stylish hairstyle. https://powermac64.com/trumpcasino/index.php

  2. Progressive machines give people the chance win a substantial jackpot, however their payout percentages are much less than other types.
    Once you are in it for the investment and attempt to enhance
    your tactics wherever possible, conduct thorough researches and follow developments closely, it becomes more and more
    difficult to concentrate on the fun side of things.
    In just a day or two, the amount of bets being released each
    day can become overwhelming. https://7elm5.com/internetbaccarat/

  3. Hey There. I discovered your blog the usage of msn. That is a really well written article.
    I’ll make sure to bookmark it and return to read more of
    your useful info. Thanks for the post. I will definitely return.

DEIXE UMA RESPOSTA