MISSÃO EMPRESARIAL A RUANDA: PR quer maior proactividade do empresariado nacional

0
105

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, instou ao empresariado nacional a ser mais proactivo na conquista de mercados para internacionalização das suas empresas, serviços e produtos. O Chefe de Estado falava em Kigali à delegação empresarial moçambicana que o acompanhou na sua visita de Estado ao Ruanda.

Durante a visita, Moçambique e Ruanda rubricaram acordos de cooperação económica que vão galvanizar as relações entre os dois países com enfoque para as trocas comerciais.
Resultado desses acordos, Moçambique vai exportar açúcar para o Ruanda, com a ambição de maximizar o negócio, tendo em conta o volume da produção e as potencialidades que o país tem. Numa primeira fase vai exportar 10 mil toneladas. Além do açúcar, Moçambique tem potencialidades para exportar ao mercado ruandês outros produtos agrícolas: milho, soja, feijões, leguminosas e recursos naturais como o carvão mineral.
Para viabilizar as relações, o Ruanda vai abrir muito brevemente a sua embaixada em Maputo e Moçambique já nomeou a sua representante diplomática naquele país da África Central. Brevemente, os dois países terão ligações aéreas, o que vai facilitar a mobilidade de pessoas e bens aumentando o fluxo das trocas comerciais e ligações empresariais, propiciando ambiente para negócios entre empresários moçambicanos e ruandeses.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA