QUALIDADE E COMPETITIVIDADE AGRO-ALIMENTAR : Há necessidade de melhorar a embalagem

2
122

O Presidente da CTA defende a necessidade de melhorar o tipo de embalagens usadas no país de modo a aumentar a competitividade dos produtos nacionais. Agostinho Vuma falava na última Quinta-feira no Fórum sobre Qualidade e Competitividade Agro-alimentar organizado pela Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI) e a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

“É habitual termos um bom feijão produzido localmente em uma embalagem precária, algo que se generaliza aos outros produtos”, apontou, para depois ajuntar: “para apoiarmos a competitividade devemos ajudar os jovens agricultores a ultrapassar este constrangimento”.
Referiu que, a CTA elegeu a agricultura e o agronegócio como seu foco principal para o triénio 2017-2020 e Moçambique tem várias oportunidades por explorar, desde os recursos naturais e a abertura de mercados importantes.
A título de exemplo, apontou a China como num dos grandes mercados mundiais, onde os seus custos de produção estão a aumentar e Moçambique está a meio-caminho da China e da Europa, usando a via marítima.
Por outro lado, sublimhou Agostinho Vuma, a população de Moçambique é maioritariamente jovem, o que coloca o desafio de explorar este aspecto, para o que a AJAP pode jogar papel de relevo, como parceiro.

Legalização e formalização dos negócios
Um dos grandes desfaios sobre o qual se deve reflectir, é a legalização e formalização dos negócios. Neste aspecto, a CTA tem vindo a apoiar na legalização das associações e, muito recentemente, assinou um acordo com o Balcão de Atendimento Único (BAÚ) para a formalização de operadores.
Neste aspecto, convidou a AJAP para, em conjunto, trabalharem na formalização dos jovens agricultores moçambicanos.
A nível das reformas, referiu que a organização está a trabalhar com o Governo para assegurar um bom ambiente de negócios, tendo começado pelo quadro legal para a sanidade animal e vegetal que ultimamente tem sido uma grande ameaça aos investimentos no sector.

2 COMENTÁRIOS

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I
    get actually enjoyed account your blog posts.
    Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

  2. I don’t know if it’s just me or if perhaps everyone else encountering issues with
    your blog. It looks like some of the text on your content are running off the screen. Can somebody else please
    provide feedback and let me know if this is happening to
    them as well? This could be a problem with my browser because I’ve had this happen before.

    Many thanks

DEIXE UMA RESPOSTA