VISITA DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS A CTA

0
168

Arábia Saudita inicia contactos empresariais em Moçambique

O Encarregado de Negócios da Arábia Saudita, Saeed Almada, visitou a CTA na última Quarta-feira, 28 de Novembro, onde manteve encontro com o Conselho Directivo. Tratou-se de uma visita de cortesia que serviu para iniciar contactos empresariais com vista a estabelecer relações de negócios entre empresários moçambicanos e daquele país, uma vez que a Arábia Saudita acaba de instalar a sua embaixada em Maputo.

Saeed Almada disse que o encontro com o Conselho Directivo da CTA foi produtivo e o mesmo tinha em vista manifestar o interesse da Arábia Saudita em alargar as suas relações com Moçambique para o campo económico e empresarial.

“Estivemos aqui para iniciar os contactos com o sector privado de modo a promover encontros de negócios entre empresários dos dois países”, referiu Saeed Almada, sem precisar as áreas de cooperação ao referir que está tudo em aberto para qualquer área.

Segundo Osman Yacob da CTA, a visita do Encarregado de Negócios da Arábia Saudita é um sinal de que o país está a crescer. Trata-se de um país forte no sector de hidrocarbonetos e pode transmitir a sua experiência nesta área.

“ Foi um encontro que serviu para conhecermos melhor a Arábia Saudita e trocarmos experiências. Vamos manter contactos para que as coisas comecem a acontecer”, apontou Osman Yacob.

A economia da Arábia Saudita é baseada na extração do petróleo, sector responsável por cerca de 75% das receitas orçamentais, 40% do PIB e 90% das receitas das exportações. É o 2º país do mundo com as maiores reservas de petróleo já descobertas, é o maior exportador de petróleo do mundo. É o 17.º no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

SEM COMENTÁRIOS