A CTA manteve hoje, 14 de Julho, um encontro com o Embaixador de Marrocos em Moçambique, Abdelali Rahali, com o objectivo de fortalecer as relações comerciais entre os dois países, identificar novas oportunidades de investimento e discutir a expansão de parcerias estratégicas.
Durante o encontro, o Embaixador destacou as potencialidades do mercado marroquino, ressaltando a importância de Moçambique como um ponto de ligação para o comércio entre África e o resto do mundo.
A CTA, por sua vez, expressou interesse em explorar novas áreas de cooperação, com ênfase em sectores como a Agricultura, Infraestrutura, Turismo, Pescas e Energias Renováveis.
Relações comerciais
O volume de trocas comerciais entre Moçambique e Marrocos ainda é baixo — estimado em menos de 20 milhões de dólares norte-americanos por ano — com um perfil ainda assimétrico, marcado pela predominância de exportações marroquinas, nomeadamente produtos farmacêuticos, fertilizantes, materiais de construção e têxteis. As exportações moçambicanas, por sua vez, são ainda incipientes e pouco diversificadas.
A CTA e a Embaixada de Marrocos estão convictas de que é possível e desejável elevar este nível de intercâmbio a uma nova escala. Para isso, as partes manifestaram o desejo de aprofundar o diálogo e trabalhar em conjunto para criar um ambiente propício ao investimento e à troca de experiências empresariais.
O encontro também serviu para discutir futuras missões empresariais e fóruns de negócios entre os dois países, com o intuito de fortalecer o relacionamento bilateral e explorar novas vias de crescimento económico.
Revitalização da parceria com CGEM
No encontro, a CTA manifesta o seu total interesse em revitalizar e aprofundar a parceria com a Confédération Générale des Entreprises du Maroc (CGEM), com quem possui um acordo de Cooperação institucional, que constitui uma base sólida para dinamizar as relações empresariais bilaterais. Considera prioritário traduzir esse entendimento em acções concretas e de impacto mensurável.