A CTA realizou hoje, 14 de Julho, um encontro com o Director da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para Zâmbia, Malawi e Moçambique, Wellington Chibebe, com o objectivo de discutir a continuidade da colaboração entre as duas instituições, visando a promoção do trabalho digno em Moçambique.
Durante a reunião, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, destacou o papel técnico e estratégico da OIT na promoção do Trabalho Digno em Moçambique, ressaltando as intervenções visíveis, especialmente através do Projecto Moz Trabalha II, no qual a CTA participa activamente, inclusive no Comité de Direcção.
Para o presente ano, a CTA enfatizou o apoio da OIT em acções que terão impacto directo na organização. Entre elas, destacou o estudo patrocinado pela OIT sobre conteúdo local na despesa pública, apresentado em Abril último, o qual tem potencial para influenciar positivamente as políticas de compras do Estado, estimulando a produção nacional e a geração de empregos.
No âmbito do fortalecimento do quadro laboral-legal, a CTA solicitou o apoio técnico da OIT nas seguintes áreas:
- Revisão pontual da Lei do Trabalho;
- Sustentabilidade do INSS;
- Negociação dos Salários Mínimos Nacionais;
- Trabalho Digno no setor da Segurança Privada.
A reunião reforçou o compromisso de ambas as instituições em colaborar para o desenvolvimento do mercado de trabalho em Moçambique, promovendo condições de trabalho dignas e sustentáveis.