A CTA realizou hoje, 15 de Julho, a sessão de indução aos pelouros com o objectivo de aprofundar o entendimento dos líderes sobre a estrutura e o funcionamento da CTA e do actual Modelo de Diálogo Público-Privado (DPP).
Durante o encontro, foi apresentada uma visão histórica do DPP, destacando a evolução desde a sua criação em 1996 até o modelo actual, que se consolidou como uma plataforma estratégica fundamental para fortalecer a parceria entre o Governo e o sector privado. Este modelo tem sido instrumental na identificação e remoção de obstáculos ao investimento, a melhoria do ambiente de negócios e a promoção de um desenvolvimento económico sustentável.
Durante o evento, foram discutidas as atribuições e o funcionamento dos pelouros, bem como a sua articulação com as entidades governamentais responsáveis, reforçando o papel de liderança e coordenação dos pelouros no âmbito do DPP.
Além disso, foram apresentadas as principais plataformas que compõem o Modelo de Diálogo Público-Privado, incluindo:
· Fórum Empresarial Provincial (FEP)
· Reuniões Sectoriais entre os Pelouros e os Ministérios correspondentes
· Reuniões do Grupo Interministerial para Remoção de Barreiras ao Investimento (GIRBI)
· Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios (CMAN)
· Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que constitui o momento mais alto de exaltação do diálogo, presidido pelo Chefe de Estado.
Esta sessão buscou fortalecer a compreensão do papel de cada actor no processo de diálogo e incentivar a participação activa dos líderes na implementação e aprimoramento do modelo de DPP, visando um ambiente mais favorável ao investimento e ao desenvolvimento económico sustentável.