A CTA recebeu o Embaixador da Turquia em Moçambique, Ferhat Alkan, para discutir aspectos ligados à participação do sector privado moçambicano no Fórum de Negócios África-Turquia, que terá lugar em Outubro.
A participação de empresas moçambicanas no Fórum de Negócios África-Turquia será uma oportunidade para reforçar as parcerias estratégicas entre empresários moçambicanos e turcos, fortalecendo o intercâmbio comercial bilateral.
Durante a sessão, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, destacou a presença significativa de empresas turcas em Moçambique, actuando principalmente nos sectores de comércio, construção civil, energia, logística e serviços.
Este encontro ocorre após o Fórum de Negócios Moçambique-Turquia realizado em Maputo, em Maio deste ano, que consolidou o interesse de ambos os lados em aprofundar as parcerias económicas e explorar novas áreas de cooperação.
Por sua vez o embaixador da Turquia, informou que estão em curso negociações com o Governo para abertura da Embaixada de Moçambique naquele país, que irá facilitar a emissão de vistos de negócio e de trabalho para empresários turcos.
A Turquia pretende aumentar as trocas comerciais com Moçambique, através de importação de produtos como carvão e gás. Considera que a indústria transformadora apresenta várias oportunidades para transformar a matéria-prima local nos sectores têxtil, energia, construção, entre outros.
O Fórum de Negócios África-Turquia promete fortalecer as relações comerciais e abrir caminhos para investimentos que beneficiem ambos os países, contribuindo para o desenvolvimento económico e social de Moçambique e Turquia.
As partes aproveitaram a ocasião para reiterar o compromisso de mobilizar empresas turcas para participar da XX Conferência Anual do Sector Privado, que terá lugar entre Outubro e Novembro em Maputo.