Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

PELOURO DA MULHER E JOVENS EMPRESÁRIOS, PMES E EMPREEDEDORISMO HARMONIZA A MATRIZ DE PRIORIDADES

O Pelouro da Mulher e Jovens Empresários, PMEs e Empreendedorismo da CTA realizou, no dia 29 de Julho, a sua primeira sessão de trabalho com os membros, marcando o início de uma nova etapa de diálogo e implementação das acções estratégicas definidas pelo Pelouro.
A sessão teve como objectivos a indução e integração dos membros, harmonização da matriz de trabalho e discussão de temas prioritários debatidos no último Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios (CMAN), com impacto directo nos subsectores do Pelouro.

Durante o encontro, os membros partilharam as suas experiências profissionais, visões e expectativas em relação ao papel do Pelouro. Foi unânime a necessidade de reforçar a advocacia empresarial junto das instituições parceiras e de promover uma participação mais activa das mulheres, jovens empresários, PMEs e empreendedores nas oportunidades de negócios.

A matriz de trabalho do antigo pelouro foi analisada e ajustada com base nas contribuições dos membros, resultando numa proposta mais alinhada com as necessidades actuais do sector e com as prioridades dos subsectores representados.

Entre os principais temas debatidos, destacam-se:

  • Criação de fundos de garantia e linhas de crédito específicas para mulheres, jovens empresários e empreendedores;
  • Desenvolvimento de programas de capacitação voltados para o acesso ao financiamento, formalização e expansão dos negócios;
  • Promoção de políticas complementares à Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, com o objectivo de facilitar o acesso ao crédito de forma mais inclusiva.

O encontro terminou com um forte compromisso em dinamizar o Diálogo Público-Privado e em reforçar o papel estratégico do Pelouro na promoção de um ambiente de negócios mais justo, inclusivo e favorável ao crescimento das mulheres empresárias, dos jovens empreendedores e das PMEs em Moçambique. Igualmente, foi reforçada a importância do trabalho colaborativo e do diálogo contínuo com as instituições públicas e privadas, como condição essencial para garantir soluções sustentáveis e oportunidades reais de desenvolvimento empresarial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top