O Ministério da Economia, em parceria com a CTA, realizou nos dias 29 e 30 de Julho, o evento de Diálogo Público-Privado sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) no âmbito do projecto FIRST – Facilitating Inclusive, Resilient and Sustainable Trade, que serviu para reforçar o compromisso de Moçambique com um comércio inclusivo e digital no contexto da ZCLCA.
Intervindo na sessão de abertura, o Vice-Presidente do Pelouro de Política Fiscal, Aduaneira e Comércio Internacional da CTA, Pedro Saulosse, sublinhou o papel estratégico da ZCLCA na promoção do comércio intra-africano, da industrialização e da inclusão social, apelando à implementação de políticas comerciais equitativas, à digitalização dos processos aduaneiros e ao envolvimento activo do sector privado e da sociedade civil.
O evento desenvolveu-se em duas jornadas temáticas:
1. Inclusão Produtiva e Financeira, focada no:
- Reforço da capacidade produtiva e acesso ao mercado;
- Preparação para exportação, inteligência de mercado e desenvolvimento empresarial;
- Acesso ao financiamento para mulheres, jovens e pessoas com deficiência; e
- Mecanismos de reparação de queixas e de protecção.
2. Transformação Digital e Comércio Electrónico, focada na:
- Criação de um ambiente favorável para o Comércio Digital Inclusivo;
- Empoderamento das MPME´s para participação inclusiva no Comércio Digital; e
- Criação de grupos de Trabalho Temático.
Sobre os grupos de trabalho temático foram identificadas acções prioritárias nas áreas de:
– Infraestrutura Digital e Conectividade;
– Pagamentos Digitais e Inclusão Financeira;
– Capacitação, Financiamento e Acesso ao Mercado;
– Facilitação do Comércio Electrónico Transfronteiriço
Durante a sessão, foi destacada a necessidade de acelerar reformas estruturais, remover obstáculos práticos à integração regional e reforçar a capacidade institucional para que Moçambique não apenas adira, mas também beneficie plenamente da ZCLCA, tanto no plano físico como digital.