No âmbito da retoma do processo de negociação dos salários mínimos nacionais referentes ao ano 2025, a CTA realizou hoje, 7 de Agosto, um Workshop de Indução direccionada aos grupos de negociações sectoriais.
Participaram no Workshop, representantes das Federações e Associações e profissionais de Recursos Humanos de diversas empresas.
Os empregadores demonstraram disposição para o início das negociações do reajuste dos salários mínimos nacionais, confiantes de que as medidas adoptadas pelo Governo começarão a produzir efeitos positivos na recuperação económica.
Contudo, reconhecem que os desafios persistem, porquanto as empresas continuam a enfrentar dificuldades estruturais, como consequência dos múltiplos choques económicos. Ainda assim, por respeito ao compromisso assumido com os parceiros sociais, os empregadores concordaram com a retoma das negociações com responsabilidade, buscando soluções que não comprometam a sustentabilidade financeira das empresas.
“Depositamos plena confiança na vossa capacidade de conduzir este processo com seriedade, equilíbrio e visão estratégica. Esperamos que as negociações sejam céleres e pragmáticas, respeitando o prazo de 20 dias, conforme definido na plenária da Comissão Consultiva do Trabalho, realizada a 4 de Agosto”, referiu o Vice-Presidente do Pelouro de Política Laboral e Segurança Social da CTA, Custódio Duma.
A CTA reafirma o seu compromisso com a paz social e encoraja as empresas com capacidade financeira a remunerar acima do mínimo nacional, como forma de valorizar os trabalhadores e estimular o crescimento económico.
Importa referir que, os reajustes salariais a serem acordados terão efeitos retroactivos a partir de 1 de Julho, condicionados à avaliação das condições macroeconómicas.