A CTA participou hoje, 13 de Agosto, em Maputo, na cerimónia de abertura da Assembleia-Geral dos Accionistas do Africa50, evento dirigido por Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, Presidente da República de Moçambique.
O Africa50 é uma plataforma pan-africana de investimento em infra-estrutura, criada em 2013 pelos Governos africanos para acelerar o desenvolvimento do continente, com foco especial em projectos estratégicos que promovam o crescimento económico e reforcem a integração regional.
No seu discurso de abertura, o Chefe de Estado reiterou o compromisso de Moçambique com iniciativas que potenciam investimentos estruturantes, fortalecem a cooperação intra-africana e contribuem para o desenvolvimento sustentável.
A cerimónia foi marcada por assinatura de memorandos de entendimento, que sinalizam passos concretos para o desenvolvimento de projectos focados em Energia, Digitalização, Integração Regional, Transporte e Logística.
Para o sector privado, a implementação destes projectos representa uma oportunidade estratégica fundamental para ampliar e diversificar as oportunidades de negócios, resultando em benefícios económicos e sociais que fortalecem o crescimento das empresas envolvidas e promovem o desenvolvimento económico sustentável de forma ampla.
Actualmente sediada em Marrocos, Africa50 centra os seus esforços em projectos de média a grande escala que têm um impacto significativo no desenvolvimento do Continente. Refira-se que Moçambique aderiu em Fevereiro de 2024, tornando-se membro accionista com plenos direitos.