Arrancou hoje, no PACIFICO Yokohama Convention Center, a 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD 9). Moçambique está representado ao mais alto nível pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, e pelo sector privado, através da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).
No primeiro dia, a delegação empresarial moçambicana marcou presença em sessões temáticas centradas na promoção de investimentos e na partilha de modelos de negócios, com enfoque nos sectores da Agricultura, Construção e Infraestruturas, Transporte e Logística, Serviços Financeiros e Educação. O objectivo passa por ampliar parcerias estratégicas e atrair capital para projectos estruturantes em Moçambique.
Entre os momentos de maior destaque esteve a apresentação do relatório “Dinâmicas de Desenvolvimento Africano 2025”, promovido pelo OECD Development Center, que salientou a importância da infraestrutura de qualidade como base para a integração de África nas cadeias de valor globais.
Para o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, a participação conjunta do Governo e sector privado nesta edição da TICAD, traduz a prioridade que Moçambique atribui ao investimento e à cooperação económica.
“A integração de África nas cadeias globais só será viável com investimentos consistentes em infraestrutura e com empreendedores capazes de oferecer soluções inclusivas. A TICAD 9 demonstra o valor da convergência entre governos e sector privado para transformar potencial em resultados concretos, disse Massingue.
A TICAD, que termina na sexta-feira (22/08), é uma iniciativa do Governo do Japão em parceria com as Nações Unidas, Banco Mundial, União Africana e UNDP. Ao longo das edições, consolidou-se como uma das principais plataformas de diálogo e cooperação entre África e Japão, promovendo comércio, investimento e desenvolvimento sustentável. Nesta 9ª edição, participam mais de 40 Chefes de Estado e de Governo africanos, juntamente com centenas de empresários e parceiros internacionais.