Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

FACIM 2025 CONSOLIDA O COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO LOCAL

O Presidente da República, Daniel Chapo, procedeu hoje, 25 de Agosto, à abertura da 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que vai decorrer até dia 30 de Agosto, em Ricatla, sob o lema: “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”.

No seu discurso de abertura, o Presidente da República afirmou que esta edição da FACIM simboliza a virada da página histórica para um novo ciclo de governação, em que se consolida o compromisso com a produção local, com o emprego para a juventude, com a produção agrícola que alimente o povo moçambicano, com a educação, com a saúde, com infraestruturas, com o turismo, com a indústria, com recursos minerais e energia, e várias outras potencialidades que este grande Moçambique tem, sobretudo a agro-indústria, a expansão de infra-estruturas modernas e a inclusão social e digital.

Neste sentido, o Chefe de Estado transmitiu uma mensagem de confiança e esperança: “O futuro de Moçambique está nas nossas mãos. Cabe-nos trabalhar juntos para construir uma economia diversificada, inclusiva e sustentável, que garanta prosperidade para todos os moçambicanos, independentemente da sua filiação política, da sua origem étnica, da sua filiação religiosa”.

Para o Presidente da República, a FACIM é mais do que uma feira de negócios, mas sim um espelho da Nação. É um espaço de encontro das famílias moçambicanas, onde trazem as suas crianças para aprenderem sobre o país, para se orgulharem do que o país é e produz, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico.

“Aqui, as famílias moçambicanas reforçam o sentido de pertença e os nossos filhos crescem a perceber que a Independência Económica começa no trabalho de cada agricultor, de cada operário, de cada camponês, de cada artesão, de cada empreendedor, de cada jovem, de cada mulher, de cada homem e de todos nós”, afirmou.

A FACIM é também uma festa da moçambicanidade, da celebração da unidade na diversidade, onde a tradição e a inovação caminham juntas. Participam nesta edição da FACIM, 2.350 expositores nacionais, vindos de todas as províncias de Moçambique; 800 expositores estrangeiros, representando 30 países; e são esperados cerca de 70.000 visitantes, durante a semana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top