A Embaixada da Alemanha em Moçambique realizou uma sessão de networking no contexto da participação na FACIM de uma delegação empresarial alemã.
Na ocasião, o Ministro das Comunicações e Transformação Digital de Moçambique, António Muchanga, reafirmou o interesse do país em fortalecer as relações bilaterais, especialmente na mobilização de tecnologia e know-how alemães para enfrentar desafios em áreas estruturais como agricultura, industrialização e transição energética.
O Vice-Presidente da CTA, Amâncio Gume, destacou a presença de representantes da Câmara de Comércio e Indústria Exterior da Alemanha (AHK), o que reforça a conexão institucional entre os sectores privados dos dois países, com ênfase na facilitação do acesso ao mercado.
Destacou ainda as potencialidades de Moçambique, a sua localização geográfica, estabilidade macroeconómica crescente e reformas em curso para melhorar o ambiente de negócios.
O Embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Munch, elogiou as excelentes relações bilaterais e destacou que o seu país é, sem dúvidas, um parceiro de referência para Moçambique.
Dados de 2024 indicam que o comércio bilateral ultrapassou 160 milhões de dólares e o investimento alemão em Moçambique é de aproximadamente 90 milhões de dólares, concentrado em setores como energias renováveis, agroindústria, digitalização e engenharia.