Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

TERMINAL INTERNACIONAL DA CLM CONSOLIDA O PAÍS COMO HUB ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO REGIONAL E GLOBAL

O Corredor Logístico de Maputo (CLM) realizou esta terça-feira, no espaço da FACIM, um seminário subordinado ao tema: “O papel dos portos do interior para o fluxo do comércio externo: caso do TIROMA”.

Intervindo na sessão de abertura, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, enalteceu a iniciativa da CLM e sublinhou que o Terminal Internacional da CLM (TIROMA) é um exemplo concreto de como Moçambique pode inovar e reduzir custos logísticos.

Segundo Álvaro Massigue, soluções como esta aumentam a previsibilidade para exportadores e importadores e consolidam o país como hub estratégico de comércio regional e global.

No seu discurso de ocasião, o Secretário de Estado dos Transportes e Logística, Chinguane Mabote, afirmou que o sector privado deve ser o verdadeiro motor do crescimento económico, cabendo ao Estado o papel de facilitador. Defendeu a criação de um ambiente regulatório mais previsível e favorável ao investimento e à inovação.

Já o Presidente do Conselho Directivo da CLM, Clávio Macuácua, destacou como desafio do sector a questão de conectividade, sublinhando que a falta de integração entre portos marítimos e centros de produção limita a competitividade do país. Como solução, defendeu maior investimento em transporte multimodal, ligando de forma eficiente as cadeias produtivas aos corredores de exportação.

 

Serviço CLM Express

 

Durante o seminário, o CLM lançou oficialmente o serviço CLM Express, uma solução que promete maior agilidade nos processos de importação e eficiência na movimentação de mercadorias.
Trata-se de uma solução com a qual os importadores deixam de se preocupar com a logística, passando a ser da responsabilidade da CLM Express.

O seminário terminou com um apelo à articulação entre políticas públicas, operadores logísticos e sector privado, de forma a transformar os actuais constrangimentos em oportunidades de crescimento económico sustentável.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top