O novo Presidente e Vice-Presidente e do Conselho Empresarial Provincial (CEP) de Gaza, Faquir Bhay e Eduardo Matsinhe, respectivamente, tomaram posse hoje, em cerimónia orientada pelo Vice-Presidente da CTA Amâncio Gume.
No seu primeiro discurso como Presidente do CEP, Faquir Bhay salientou que a cerimónia de tomada de posse marca uma nova página sob o lema “Reorganizar e Reposicionar”, com uma liderança participativa e sustentada por um novo modelo e métodos de gestão institucional.
Faquir Bhay prometeu mobilizar os pequenos produtores a se organizarem em cooperativas e capitalizarem mais os seus negócios de modo a terem acesso a crédito e outros benefícios.
O Vice-Presidente da CTA, Amâncio Gume, endereçou votos de um mandato profícuo, orientado pelo diálogo, inclusão e resultados concretos em prol do sector privado de Gaza.
Expectativas da CTA
A província de Gaza tem um leque de potencialidades, desde agroindustrial, pesca, turismo, comércio e serviços, com ênfase para o valor estratégico do Vale do Limpopo, que permanece subaproveitado.
É neste quadro que a CTA espera que o CEP assuma um papel determinante, para:
● Estimular o investimento produtivo em cadeias de valor locais;
● Facilitar o acesso dos empresários, sobretudo os de base, a mercados, financiamento e capacitação;
● Trabalhar com o Governo e parceiros no melhor aproveitamento do Vale do Limpopo, transformando-o num verdadeiro motor agroindustrial da região sul;
● Promover a articulação entre os sectores da agricultura, pecuária, turismo e logística, numa abordagem integrada e sustentável;
● Impulsionar a criação de empregos dignos e oportunidades para os jovens e mulheres empreendedoras
Amâncio Gume apelou à constituição urgente e funcional dos Conselhos Empresariais Distritais.