O Presidente da CTA, Álvaro Massingue, participou na sessão de balanço dos ex-bolseiros da Iniciativa Africa Business Education (ABE), na qual destacou a importância dos ex-bolseiros da ABE como promotores de joint ventures entre empresas moçambicanas e japonesas.
Durante a sua intervenção, Álvaro Massingue ressalvou que os ex-bolseiros da ABE devem actuar como pontes empresariais, facilitando a transferência de tecnologias e modelos de gestão, e servir como embaixadores económicos entre os dois países.
Desde 2014, a Iniciativa ABE (African Business Education Initiative for Youth) tem sido um instrumento notável de capacitação de jovens moçambicanos, dotando-os não só de competências técnicas, mas de uma mentalidade global, inovadora e orientada para resultados. Mais de 150 bolseiros regressaram ao país com uma nova visão de liderança, de trabalho e de desenvolvimento.
Ambiente de Negócios: Desafios e Progresso
Sobre o ambiente de negócios em Moçambique, o Presidente da CTA destacou o trabalho em curso com vista a reduzir barreiras ao investimento, simplificar processos de licenciamento; tornar a fiscalidade mais competitiva, e fortalecer o sistema de protecção legal ao investimento privado.
Convite à CASP
Na ocasião, o Presidente da CTA convidou a todos os presentes, especialmente os representantes do Governo do Japão, da JICA, da JETRO, do sector académico e empresarial, a participarem activamente na 20.ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a decorrer nos dias 12 e 13 de Novembro, em Maputo, sob o lema: Reformando para Competir: Caminhando para o Relançamento Económico”. O evento espera reunir mais de 2 mil participantes, incluindo empresários nacionais e estrangeiros, membros do Governo, académicos e parceiros de cooperação.