Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

UNIÃO EUROPEIA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO E APOIO À CASP

O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, confirmou participação e apoio à 20ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a realizar-se de 12 a 13 de Novembro de 2025.

A confirmação foi feita durante um encontro entre a CTA e a Delegação da União Europeia em Moçambique, após o convite formulado pelo Presidente da CTA, Álvaro Massingue, destacando a importância da presença e envolvimento da União Europeia nesta edição da CASP, para reforçar os debates, consolidar sinergias e promover acções concretas de transformação económica.
Propôs à União Europeia o lançamento oficial do evento “Global Gateway” durante a CASP 2025, porquanto abrirá caminho para acções conjuntas, em benefício de ambas as partes.

O Presidente da CTA destacou algumas iniciativas desenvolvidas em parceria com a União Europeia, que demonstram a qualidade e o impacto concreto desta cooperação: Projecto +Emprego e o Projecto PROMOVE Comércio.

A CTA reafirmou o seu compromisso com o futuro desta parceria estratégica com a União Europeia, propondo a expansão das áreas de cooperação, com especial atenção para os domínios da digitalização, inovação, transição energética e da integração de jovens e mulheres na economia formal.

Apelo ao maior envolvimento da CTA no Global Gateway

 

O Embaixador da União Europeia, Antonino Maggiore, destacou a importância da cooperação entre a CTA e a União Europeia para o fortalecimento do sector privado, assim como as acções de apoio a Moçambique em diversas áreas, incluindo: Assistência Humanitária; Estabilidade Política; e Cooperação Económica.

Destacou ainda a importância do evento Global Gateway, que terá lugar em Junho de 2026, e apelou ao maior envolvimento da CTA na organização do mesmo, visando resultados concretos na cooperação entre a União Europeia e Moçambique.

“Estamos alinhamos em termos de prioridades, temos que continuar a cooperar para o fortalecimento do sector privado”, salientou Antonino Maggiore.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top