A CTA e Algerian Economic Renewal Council (CREA) assinaram hoje, em Maputo, um Memorando de Entendimento que marca o início da colaboração institucional destinada a apoiar as empresas moçambicanas na Argélia e as empresas argelinas em Moçambique.
O Memorando foi rubricado pelo Vice-Presidente da CTA, Onório Manuel, e pelo Presidente da CREA, Kamel Moula, no âmbito da visita a Moçambique de uma delegação argelina, liderada pelo Ministro da Energia e Energias Renováveis da Argélia, com o objectivo de reforçar as relações de cooperação económica entre os dois países.
Com este Memorando, a CTA e a CREA comprometem-se a trocar informações sobre oportunidades de negócios e de investimentos existentes nos dois países, aconselhamento e assistência aos membros do CREA e da CTA para aumentar os investimentos, promover alianças estratégicas nos seus respectivos países e aumentar a competitividade e o comércio bilateral.
As partes também acordaram desenvolver um plano de acção conjunto para fortalecer a cooperação bilateral com o objectivo de reforçar as relações económicas entre os dois países, identificando sectores de interesse comum.
O Vice-Presidente da CTA, Onório Manuel, reafirmou a disponibilidade da CTA para trabalhar com a CREA na promoção de: Missões empresariais recíprocas; Fóruns de Negócios Moçambique–Argélia; Oportunidades de Negócios e Investimento; e Parcerias em sectores com interesse comum como Energia, Saúde e Tecnologia.
Na mesma cerimónia, foram assinados outros três instrumentos de cooperação nas áreas dos Recursos Minerais e Hidrocarbonetos, Energia e Saúde, que representam passos significativos no reforço da cooperação bilateral entre Moçambique e Argélia.
• Memorando entre ENH e SONATRACH
• Memorando entre EDM e SONELGAZ
• Memorando entre ANARME e SAIDAL