Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

MOÇAMBIQUE E ZIMBABWE FORTALECEM AS RELAÇÕES COMERCIAIS

No âmbito da visita de trabalho do Presidente de Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, a Moçambique, realizou-se em Maputo um Fórum de Negócios, que serviu de plataforma para os dois países lançarem as bases de uma nova aliança comercial.

Durante o Fórum, foram partilhadas as oportunidades de negócios e de investimentos existentes em Moçambique e Zimbabwe e discutidas as melhores formas de unir sinergias para o desenvolvimento das relações comerciais e, por via disso, encararem com positividade os desafios da integração e competitividade regional e continental.

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, apontou algumas áreas que Moçambique tem potencial e podem ser apostas para investimento por parte do sector privado de Zimbabwe, tendo destacado o sector energético com foco na variedade de fontes renováveis, incluindo biomassa, energia hídrica, solar e eólica.

Nesta perspectiva, o Chefe do Estado moçambicano convidou o sector privado de Zimbabwe a se juntar com os moçambicanos e juntos investirem neste sector de modo a fazer face aos desafios energéticos que o continente africano enfrenta.

Igualmente, destacou o turismo, convidando o sector privado de Zimbabwe a investir nesta área, sobretudo no turismo de interior.

O Chefe do Estado moçambicano apontou o trabalho em curso com a contraparte zimbabwiana no desenvolvimento de corredores, sobretudo a construção de fronteira de paragem única em Machipanda (Manica) e Chuchamano (Tete) com vista a flexibilizar o desembaraço aduaneiro, conectando Moçambique e Zimbabwe.

Relevância do sector privado

O Presidente de Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, destacou a importância da participação do sector privado no fortalecimento da cooperação entre Moçambique e Zimbabwe.

Enfatizou a relevância da Integração regional, sendo uma das prioridades do Governo do Zimbabwe.

Aposta em joint ventures

O Presidente da CTA, Álvaro Massingue, destacou a necessidade de se apostar em joint ventures entre empresários de Moçambique e Zimbabwe para explorarem as cadeias de valor integradas, especialmente em agro-processamento, indústria transformadora, energia, turismo e logística.

Álvaro Massingue destacou, como exemplo de sucesso, a recente iniciativa da ZimTrade em identificar oportunidades na cidade da Beira, que mostrou um crescimento de 23% no comércio bilateral.
“É exactamente este tipo de iniciativas que precisamos: negócios concretos, investimentos realistas, parcerias duradouras”, sublinhou.

O Presidente da CTA exortou a todos os empresários presentes no Fórum a explorarem sem receio as oportunidades de parceria; Aos governos e decisores a reforçarem o compromisso com a modernização logística e portuária; E aos institutos de promoção de investimento e exportação a intensificarem os mecanismos de facilitação de negócios, especialmente transfronteiriços.

“Se dermos esse passo — juntos — poderemos não só aumentar o comércio bilateral, mas estabelecer uma plataforma regional de integração económica que beneficia Moçambique, o Zimbabwe e toda a região”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top