Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Desenvolvimento Associativo


Base impulsionadora do crescimento do movimento associativo

Uma das missões da CTA, na sua acção para influenciar a criação de um melhor ambiente de negócios, é a promoção de medidas que impulsionem o crescimento de um movimento associativo forte, participativo, socialmente responsável e capaz de influenciar a tomada de decisões. Esta função é desempenhada pelos serviços de apoio aos membros e relações institucionais que:
Facilita uma comunicação eficiente, eficaz e transparente aos seus membros e aos outros intervenientes;
Apoia os membros no seu crescimento e desenvolvimento;
Garante que o trabalho realizado pela CTA inclua os contributos dos membros e dos intervenientes, para tornar os resultados da CTA mais representativos do Sector Privado;
Faculta informação atempada sobre os tópicos tratados pela CTA e o desenvolvimento do Sector Privado.
Da maneira mais eficiente possível, a CTA construiu uma estrutura de apoio por todo o País de modo poder satisfazer as necessidades dos seus membros.
Para atender algumas necessidades específicas, como a arbitragem comercial, a formação profissional e a luta contra o HIV/Sida nas empresas, a CTA criou três organizações externas.
A CTA conseguiu estabelecer uma rede ampla de relações institucionais e parcerias, a nível nacional e internacional.

 

Os Membros

Os membros da CTA são as associações de empresas que produzam, distribuam ou vendam produtos ou serviços, bem como as respectivas federações e uniões.
A CTA tem 132 associações como membros que representam vários sectores de actividade, como por exemplo: transportes, comércio, indústria, aviação civil, hotelaria e turismo, banca, segurança privada, agricultura, farmácias, navegação marítima, publicidade, obras públicas, consultoria, câmbios, estética, etc. No total, estas associações representam cerca de 3500 empresas, com um crescimento constante.
Embora o perfil dos membros seja irregular, nenhuma outra organização em Moçambique se aproxima da base de associações da CTA. O estatuto de membro da CTA – devidamente encorajado e fortalecido – representa, deste modo, um recurso institucional potencialmente poderoso para a reforma do ambiente de negócios e para o desenvolvimento do Sector Privado.
Para o fortalecimento dos membros, projecta-se continuar e acelerar os esforços de maior concentração em Federações Sectoriais, em vez de dispersão da estrutura de associados. Espera-se com este exercício, agrupar todas as associações económicas provinciais de modo a que o Sector Privado ao nível da província esteja representado por uma única voz

Scroll to Top