Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CEP-NIASSA DISCUTE COM O BAD OS CONSTRANGIMENTOS DO SECTOR PRIVADO E ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR MAIS INVESTIMENTOS

O Conselho Empresarial Provincial (CEP) do Niassa mante um encontro de trabalho com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no âmbito da iniciativa “Conflict-Sensitive Private Sector Development and Investment in North Mozambique”, que visa dar uma melhor resposta aos anseios e interesses do Governo de Moçambique, bem como do sector privado nas três províncias do Norte, nomeadamente Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
No encontro, os membros do CEP-Niassa partilharam, com o BAD, os constrangimentos que impedem o florescimento de negócios ao nível da província, as aspirações do sector privado e estratégias para atrair mais investimentos privados.
Em relação aos constrangimentos, os membros do CEP destacaram as dificuldades de acesso ao financiamento aliado a alta taxa de juro, atrasos de pagamentos aos fornecedores de bens e serviços ao Estado, deficientes vias de acesso (estradas e pontes), custo elevado de combustível, mudanças climáticas, e conjuntura económica nacional e internacional.
Sobre as aspirações, os membros do CEP destacaram a instalação de uma fábrica de cimento, refinaria de óleo alimentar, fábrica de produção de ração e fábrica de grafite.
Apontaram como estratégias para atracção de mais investimentos privados para a província do Niassa, o mapeamento de empresas privadas ao nível província em função do sector de actividade, de modo a facilitar o conhecimento, caracterização e localização dos operadores tanto formais assim como informais; Criação de cooperativas visando a formalização dos informais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top