PELOURO DE TURISMO DEFINE NOVAS PRIORIDADES PARA DINAMIZAR O SECTOR

O Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração da CTA reuniu-se para rever e definir estratégias de priorização das reformas tendo em conta a implementação de medidas do Pacote de Aceleração Económica (PAE), com foco nos cinco destinos turísticos identificados pelo Governo como prioritários.

Embora prevaleçam alguns desafios, o Pelouro mostra-se satisfeito com o nível de implementação das medidas do PAE que dizem respeito ao desenvolvimento do sector de Turismo, sendo de destacar a medida sobre os vistos de entrada em Moçambique e a isenção dos mesmos para 29 países.

Nesta senda, o Pelouro pretende ver um novo plano estratégico do sector de Turismo baseado no desenvolvimento dos destinos turísticos e aposta na melhoria da qualidade de prestação de serviços, que pressupõe investimento no capital humano para competir com os restantes destinos da região.

Sendo assim, a Matriz do pelouro definiu algumas áreas para dinamizar o sector, nomeadamente: Criação de organismos de gestão dos cinco destinos prioritários; Realização de campanhas de marketing digital e identificação de locais para a divulgação dos materiais promocionais; Formação professional; Criação do Bureau de Convecções e Conferências; Turismo de Cruzeiro; Proposta de gestão Pública-Privada da Taxa do Turista; identificação das oportunidades de negócios de turismo nas áreas de conservação (dentro e nas zonas de tampão) de modo a torna-las sustentáveis, viabilizando o negócio das comunidades ao redor destas áreas.

Com esta matriz e com a colaboração do Governo, o Pelouro pretende criar um outro dinamismo com vista ao desenvolvimento do turismo nos próximos tempos.