Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA E EMBAIXADA DO BRASIL AVALIAM ACÇÕES CONJUNTAS E PROJECTAM COMO MELHORAR O FLUXO DE INVESTIMENTOS

A CTA recebeu, hoje, o Embaixador da República Federativa do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz Júnior, num encontro onde as partes se comprometeram a reverter o actual quadro das trocas comerciais, caracterizado por redução do volume de negócios bilaterais em cerca de 40% nos últimos anos, depois de ter atingido 95 milhões de dólares americanos em 2018.
Para o efeito, as partes acordaram a constituição de equipas para o desenho de um plano conjunto empresarial para aumentar as trocas comerciais.

A agro-indústria, banca de desenvolvimento, transportes e logística; turismo, construção, indústria transformadora, pesca industrial, energias renováveis e infraestruturas portuárias, são as áreas que Moçambique pode tirar proveito do potencial e experiência do Brasil.

Igualmente, as partes acordaram a realização de uma Missão Empresarial em Fevereiro de 2024, que serviria para troca de experiências, oportunidades de negócios e de parcerias entre empresários moçambicanos e brasileiros.

Reconhecendo o potencial agro-ecológico de Moçambique, o diplomata brasileiro assegurou apoio a Moçambique na maximização desse potencial para o aumento da produção e produtividade agrícolas.

Refira-se que, no sector de agricultura, o Brasil já vem cooperando com Moçambique, estando em curso cerca de 70 projectos com enfoque na componente de transferência de conhecimento.

O Embaixador revelou os contactos em curso com a empresa brasileira PetroBras, que pretende visitar Moçambique com intenção de investir em biocombustíveis.

Os investidores brasileiros têm interesse, também, no sector da logística, estando em curso contactos com um grupo empresarial brasileiro que pretende colocar 400 camiões no corredor da Beira.

De acordo com o Embaixador, a concretização destas iniciativas de investimentos e a consolidação de parcerias entre empresários dos dois países, pode impulsionar uma visita do Presidente do Brasil, Lula da Silva, no primeiro trimestre de 2024.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top