FÓRUM MOÇAMBIQUE – TURQUIA MARCADO POR MAIS DE 120 ENCONTROS DE NEGÓCIOS

A Embaixada da República da Turquia em Moçambique, em parceria com a Turkiye Exporters Assembly (TIM) e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) realizou, ontem, em Maputo, o Fórum de Negócios Moçambique-Turquia, que serviu para consolidar as relações empresariais. O mesmo foi marcado por encontros de negócios bilaterais (B2B), com a participação de 13 empresas exportadoras turcas de diferentes sectores de actividade, e mais de 60 empresas moçambicanas também de diversos sectores, num total de 120 B2Bs.

Em termos comerciais, as relações entre Moçambique e Turquia são sólidas, tendo o investimento Turco atingido a melhor marca em 2017, altura que se situou em 90 milhões de dólares americanos.
Ao longo destes anos, Moçamique recebeu investimento turco nos sectores do Turismo, Energia, Agricultura, Infraestruturas e Mineração.
Contudo, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, considera que há espaço para expandir e diversificar ainda mais esses investimentos nos diversos sectores económicos.

A nível dos fluxos comerciais, importa realçar que, em 2022, o volume de comércio entre Moçambique e Turquia situou-se em USD 93,4 milhões.

Tendo em conta o potencial agroecológico de Moçambique, o Presidente da CTA considera que, com as relações empresarias efectivads, poderiam expandir o conjunto de produtos de exportação que, actualmente, encontram-se dominados pelo carvão mineral, grafite natural e alumínio.

Agostinho Vuma acredita que, na esteira do aprofundamento do estabelecimento das parcerias empresariais e tendo em conta que um dos produtos mais importados da Turquia são materiais de construção, existe mercado para o investimento turco neste segmento específico, cuja produção o país, assim como a região da SADC, tem interesse de expandir a sua oferta e tornar mais acessível a habitação para população, principalmente para jovens.

MOÇAMBIQUE E TURQUIA CONSOLIDAM AS LIGAÇÕES EMPRESARIAIS