INICIATIVA DA CTA EM PARCERIA COM A FAN E INNOQ: TREZE PME´S CERTIFICADAS NO ÂMBITO DO PRONACER

No âmbito do Programa Nacional de Certificação Empresarial (PRONACER), implementado pela CTA, em parceria com a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN) e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), já foram certificadas 13 PME´s pela norma ISSO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade). Trata-se da MozComputers, Quinta Essência, AutoArt, Academia de Talentos, Rolitsa Serviços, Lidy Lda, OLOGA, Petrotec Moçambique, CCH – Construções e Engenharia, Sixt Sense Services, EXTIN Beira, Business Logistic & Services e Premier Milling Co. Lda.

A implementação do PRONACER insere-se no âmbito da concretização do Plano Estratégico da CTA 2021-2024 e da preocupação em responder a um dos principais constrangimentos que afecta o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas moçambicanas.

Lançado em 2019, com principal objectivo de assegurar a participação efectiva e sustentável das empresas nacionais na cadeia de valor da exploração dos recursos naturais.
No âmbito do Programa, 100 empresas beneficiaram de capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócios com as multinacionais.

Após um processo competitivo de triagem, 25 empresas foram pré-qualificadas e na fase derradeira, com apoio do INNOQ, 20 empresas das cadeias de carvão, petróleo e gás natural, receberam auditorias externas para certificação. Destas empresas, 13 já receberam a certificação, faltando as restantes 7, que receberão em breve.

No segundo ciclo do Programa, no âmbito do Projecto +Emprego, acção financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões I.P. em parceria com a CTA, que está a beneficiar 15 PME´s da Província de Cabo Delgado, 8 já realizaram auditorias internas, nomeadamente: PANGEA, CHAWATI, Computer System Solution, NetShip, CLIDIS, Grupo MTN, Nutriverde-Okala e ABS Gráfica.