CTA PARTILHA COM ITFC AS NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO DA PMES NACIONAIS

No quadro de fortalecimento das relações de cooperação, a CTA recebeu uma equipa de International Trade Finance Corporation – ITFC, chefiada por Said Ibouroi, Chefe Regional da África Oriental e América Latina, que procurou compreender as necessidades das empresas moçambicanas em termos de financiamento comercial. A equipa apresentou produtos e serviços financeiros disponíveis no ITFC para as PMEs nacionais.

O ITFC já investiu cerca de 5,5 biliões dólares financiando aos estados-membros, focalizando em segurança energética para assegurar fontes energéticas para a economia.
A segurança alimentar e a inclusão financeira são outras prioridades do ITFC. Na inclusão financeira, providencia linhas de crédito aos bancos locais para financiar as PMEs locais nas vertentes que constituem prioridades.
Como resultado da pandemia da COVID-19, o banco começou a financiar a componente de saúde como forma de preparar os países membros para melhor lidarem com as pandemias ou choques sanitários.
Este é um banco com rate A1 da Mood Ratings. Em Moçambique, o banco ainda não tem grande presença e pretende entrar através desta oportunidade, perceber melhor o mercado e adoptar os seus instrumentos.
O seu mandato orienta a tratar de forma especial os sectores que têm potencial de crescer e exportar. Tem disponível produtos para projectos green fields com um ticket size mínimo de 5 milhões de dólares.