Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

DESEMPENHO DAS EMPRESAS CONTINUOU A REGISTAR MELHORIAS NO IV TRIMESTRE DE 2023

O desempenho das empresas nacionais prosseguiu a tendência de melhorias no IV Trimestre de 2023, tendo aumentado em 1 ponto percentual, fixando-se em 30%, contra 29% do trimestre anterior.

De acordo com a 14ª edição do relatório do Índice de Robustez Empresarial (IRE), computado pela CTA e apresentado, hoje, na 15ª edição do Economic Briefing, este desempenho, ainda que superior ao trimestre anterior, mostra-se bastante frágil.
Dentre as razões que influenciaram negativamente o desempenho das empresas, aponta-se o facto de o IV Trimestre ser a parte final da época de comercialização agrícola e o correspondente início da preparação da nova época. Igualmente, foram observados constrangimentos na comercialização agrícola, sendo de destacar as questões logísticas, as dificuldades de acesso ao certificado fitossanitário, o elevado nível da taxa de juro e a redução da procura por bens e serviços por parte do Estado.
Todavia, o relatório do IRE aponta que, apesar de algumas questões administrativas, no IV Trimestre de 2023, houve registo de algumas melhorias na questão do feijão bóer, que resultou na exportação de centenas de toneladas desta mercadoria, cuja produção, feita pelo sector familiar, tem como principal mercado, a Índia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top