MULHER NOS NEGÓCIOS: CTA AUMENTA ACÇÕES DE ENGAJAMENTO DO GÉNERO NOS NEGÓCIOS

Alusivo à semana da Mulher Moçambicana, a CTA e o Projecto +Emprego realizaram, hoje, a Conferência sobre Engajamento da Mulher nos Negócios: Desafios e Oportunidades. Na ocasião, a CTA reiterou o seu compromisso de continuar a promover acções de empoderamento feminino e apoiar de forma dedicada, as empresas geridas por mulheres, através de capacitações empresariais e promoção de oportunidades de negócios e de financiamento.

Falando na abertura da Conferência, a Vice-Presidente da CTA, Maria Assunção Abdula, realçou que a CTA, como entidade aglutinadora das aspirações empresarias, entende que a igualdade do gênero é crucial para promover um ambiente empresarial justo e inclusivo, além de impulsionar o crescimento económico e a inovação do país.

No âmbito da materialização do seu Plano Estratégico 2021 – 2024, a CTA lançou o projecto CTA – Mulher Empresária, que inclui uma plataforma digital para a promoção de negócios geridos por mulheres, com o objectivo principal de dar maior visibilidade, divulgar oportunidades de negócio e de financiamento, concorrendo, assim, para promover o estabelecimento de parcerias e reduzir a assimetria de informação sobre oportunidades de negócios para as mulheres.

De igual forma, a CTA tem desenvolvido projectos que conferem primazia às mulheres, como as beneficiárias últimas, sendo de destacar os projectos de fortalecimento de capacidades das cadeias de valor agrícolas, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e o projecto +Emprego, em parceria com Instituto Camões.

“Acreditamos que, ao promover negócios e reduzir assimetria de informação sobre oportunidades de negócios, as mulheres possam participar, plenamente, do mercado empresarial e concorrer em pé de igualdade, mas também incentivar a diversidade e promover um ambiente empresarial mais dinâmico e competitivo”, referiu Vice-Presidente da CTA.

Importa referir que, cerca de 60% das pequenas e médias empresas moçambicanas são geridas por mulheres. No entanto, estas mulheres empreendedoras são tipicamente proprietárias de microempresas, empregam menos pessoas, assumem mais responsabilidades em casa, e têm menos acesso às redes de informação, bem como ao financiamento.

Por isso, um dos temas abordado nesta Conferência, refere-se ao acesso ao financiamento. Do exercício de monitoria regular da actividade empresarial, vários estudos indicam que a questão do financiamento tem sido apontada pelos empresários como um dos principais constrangimentos para o crescimento dos seus negócios.
Esta temática tem sido discutida em vários fóruns realizados pela CTA e outras entidades, todavia, ainda persistem os desafios para todos os segmentos e, em particular, para a mulher empreendedora.

Aliás, até porque no contexto da XIX Conferência Anual do Sector Privado (CASP), agendada para os dias 15, 16 e 17 de Maio de 2024, esta temática será amplamente discutida, prevendo-se, a partir dai, soluções concretas que possam satisfazer o anseio das mulheres empresárias, no quesito de financiamento aos seus negócios.